O não-lugar da pessoa idosa na educação
Palavras-chave:
Exclusão social, Educação, IdososResumo
O envelhecimento crescente da população brasileira é tema do artigoque ora apresentamos. Neste discutimos a questão da velhice e o sofrimentosimbólico fruto do discurso hegemônico que valoriza a juventude. Abordamos a segregação sofrida pelos idosos que têm seus direitos promulgados pelaspolíticas públicas, mas não efetivados, em especial, no que se refere ao direitoà educação. Discorremos sobre o processo de exclusão dos indivíduos que setornam inativos para o mundo do trabalho: os aposentados. A intenção principaldeste trabalho de pesquisa, além de sistematizar subsídios sobre uma temáticapouco explorada, é contribuir para a denúncia das injustiças e o anúncio dealternativas. O foco dos nossos estudos são as iniciativas no campo educacional,de natureza governamental, voltadas para a pessoa idosa. Este é um estudo denatureza descritiva e exploratória sobre as instituições públicas que atendemidosos, na cidade do Natal/RN. Após as primeiras visitas às instituições,estamos analisando os dados coletados através de um questionário aplicadonos dois centros de convivência, mantidos pelo Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Os dados da pesquisa mostraram a importância de conhecer o perfil das idosas como maneira de formular propostas educativaseficazes. Ousamos ainda apontar a educação das novas gerações como viapossível para a mudança efetiva de práticas e crenças que incitam a busca dajuventude eterna.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.