A experiência de alfabetização de jovens e adultos do programa Re-aprender no conjunto penal de Jequié-Bahia

Autores

  • Fábio Mansano de Mello
  • Josinélia dos Santos Moreira

Palavras-chave:

Alfabetização de Jovens e adultos, Sistema prisional, Socialização

Resumo

O presente trabalho diz respeito à experiência dos alfabetizadores do Programa Re-aprender, no Conjunto Penal de Jequié. Aborda-se, num primeiro momento, a dimensão e as características do programa, para análise de seus desdobramentos nesse local específico que é o sistema prisional. A educação nos presídios tem peculiaridades destacadas neste texto, que vão desde o espaço escolar, ao material pedagógico utilizado e às ações pedagógicas dos alfabetizadores. O diferencial da experiência de alfabetização no presídio, através do Programa Re-aprender, se refere à formação inicial e continuada dos educadores, ao planejamento e acompanhamento de suas práticas e aos desdobramentos em pesquisa específica sobre educação e trabalho no sistema prisional.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

MELLO, F. M. de; MOREIRA, J. dos S. A experiência de alfabetização de jovens e adultos do programa Re-aprender no conjunto penal de Jequié-Bahia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 207-216, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/610. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências