MODELLING THEORY OF MIND, DIVERGENT THINKING AND MATHEMATICAL PROBLEM POSING OF FIRST GRADERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6158

Palavras-chave:

Educação matemática, Resolução de problemas, Pensamento divergente, Teoria da mente

Resumo

Objetivo: A colocação de problemas tem uma importância central na disciplina de matemática e na natureza do pensamento matemático. O objetivo deste estudo foi investigar as relações explicativas e preditivas entre as variáveis da teoria da mente, pensamento divergente e problema que se apresentam nos alunos da primeira série do ensino fundamental, utilizando a abordagem de modelagem de equações estruturais. Método: Os sujeitos são 345 alunos (176 meninas e 169 meninos) da primeira série da escola primária de Zahedan, usando o modelo de amostragem disponível. Eles viviam e eram educados nas áreas urbanas médias da cidade. Os alunos responderam à teoria da mente, pensamento divergente e problemas matemáticos que colocam testes. A modelagem de equações estruturais foi utilizada para analisar os dados coletados no instrumento de pesquisa. Resultados: A análise dos dados revelou um impacto significativo (P <0,05) da variável de pensamento divergente no resultado das habilidades de colocação de problemas. Curiosamente, um impacto indireto da variável teoria da mente, via pensamento divergente, sobre a variável que coloca o problema foi observado neste estudo. Essas descobertas demonstraram claramente os impactos positivos dos componentes do pensamento e da teoria da mente divergentes sobre o problema matemático. Implicações para pesquisa e prática: continua a ser necessário explorar ainda mais o papel da mente no
problema que coloca a capacidade em relação à educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Malihe Jami, Islamic Azad University - Irã

Department of Mathematics, Science and Research Branch, Islamic Azad University, Tehran, Iran.

Elahe Aminifar, Shahid Rajaei Teacher Training University - Irã

Department of Mathematics, Faculty of Science, Shahid Rajaei Teacher Training University, Tehran, Iran.

Abolfazl Tehranian, Islamic Azad University - Irã

Department of Mathematics, Science and Research Branch, Islamic Azad University, Tehran, Iran.

Ahmad Shahvarani Semnani, Islamic Azad University - Irã

Department of Mathematics, Science and Research Branch, Islamic Azad University, Tehran, Iran.

Mohammad Hassan Behzadi, Islamic Azad University - Irã

Department of Statistics , Science and Research Branch, Islamic Azad University, Tehran, Iran.

Referências

Jabbarov R.V. Ibrahimova, X.N, Valiyeva, YA. (2019). Directions of self-determination and professional choice in adolescents in modern times. DILEMAS CONTEMPORANEOS-EDU¬CA¬CION POLITICA Y VALORES .Vol. 6, Issue
Blazis P.P. (1987). Analysis of the state of mental discomfort in students dis .... cand. psychol. sciences. Leningrad, 182 p.
Geymans G. (1971). Psychology of a woman. SPb., 248 p.
Groysman AA (1988). Psychotherapeutic methods in the system of prophylaxis of neurotic disorders in students: Dis. ... Dr. honey. Science. L.,
Dubchak G.M. (2000). Intrapersonal conflicts of students during their studies at the university: Abstract. dis. ... cand. psychol. Sciences: Chernivtsi, 19 p.
Klimov E.A. (1996). Psychology of professional self-determination. M., 512s.
Kon I.S. (1975). Sexual differences and differentiation of social roles. In the book: Correlation of biological and social in a human being / Materials for a symposium in Moscow. M .: Enlightenment, p. 46
Kondratiev M.Yu. (1987). Management of the teaching staff. In the book .; Social Psychology: A manual for pedagogical universities. M .: Progress, p. 48
Kolesov D.V. (1980). Conversations about sex education. M .: Pedagogy, 102 p.
Kudryavtsev T.V. (1981). Psychological and pedagogical problems of higher education // Questions of Psychology, No. 2, p. 20-30
Lisovsky V.T., Dmitriev A.V. (1974). Student personality L.: Leningrad State University Publishing House, 184 p.
Markova AK (1996). Psychology of professionalism. M.: Education. 308 p.
Mukhina B.C. (1999). Phenomenology of the development and existence of personality. M., - V oronezh, 344 p.
Madorskaya S.M. (1986). The problem of social adaptation of students to the educational process: Dis. ... cand. philosopher, sciences. Minsk, 239 p
Stolin V.V. (1983). Self-identity. M .: Moscow Publishing House. university, 585 p.
Yanitsky M.S. (1995). The main psychological mechanisms for the adaptation of students to educational activities: Dis. ... cand. psychol. sciences. Kemerovo, 180 p.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

JAMI, M.; AMINIFAR, E.; TEHRANIAN, A.; SEMNANI, A. S.; BEHZADI, M. H. MODELLING THEORY OF MIND, DIVERGENT THINKING AND MATHEMATICAL PROBLEM POSING OF FIRST GRADERS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 173-187, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.6158. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6158. Acesso em: 22 jul. 2024.