O GESTOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6209

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Educação Inclusiva, Pesquisa Colaborativa

Resumo

Este artigo tem o objetivo de descrever um processo de intervenção realizado junto a uma supervisora pedagógica de uma escola Municipal de Ensino Fundamental I, com vistas a favorecer o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), por meio de uma pesquisa colaborativa. Tomamos como base teórica os fundamentos da Educação Inclusiva e as análises do papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com NEE. A pesquisa foi realizada seguindo os procedimentos da pesquisa colaborativa. A principal participante foi uma supervisora pedagógica, colaboraram também os demais professores e os alunos com NEE. Os procedimentos para coleta dos dados ocorreram em três fases: levantamento das necessidades; processo de intervenção e; avaliação do processo desenvolvido. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, questionários e observações em diversos contextos da escola. Os resultados evidenciaram que a supervisora pedagógica e a maioria dos professores inicialmente, apresentavam concepções equivocadas a respeito do processo de inclusão dos alunos com NEE, o qual foi trabalhado em ciclos de estudos, conversas reflexivas e atuações colaborativas envolvendo pesquisadora e participantes. Também foi discutido com as participantes as condições de ensino, em relação ao planejamento das atividades e as flexibilizações necessárias. Consideramos que os resultados dessa pesquisa reafirmaram a importância do trabalho do supervisor pedagógico, no que se refere à organização da escola inclusiva, bem como as contribuições do trabalho colaborativo como meio de formação dos participantes em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE.

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Biografia do Autor

Josiane Rodrigues Barbosa Vioto, Universidade Estadual de Londrina – Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre em Educação pela UEL; Professora na Universidade Norte do Paraná, Campus Piza Londrina PR; Participa do Grupo de Pesquisa Educação para Inclusão.

Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação para Inclusão na Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O GESTOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 440-464, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.6209. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6209. Acesso em: 22 jul. 2024.