PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6252

Palavras-chave:

Memória e história, Mulheres negras amazônicas, Pedagogia das canoas

Resumo

Neste artigo, procurou-se compartilhar a Metodologia das Canoas, como possibilidade de (re)construir histórias e memórias esquecidas das mulheres negras da Vila do Carmo do Macacoari-AP nas historiografias e (re)contar novas histórias a partir de experiências de vida. Com base nos métodos qualitativo, descritivo (análise documental) e de pesquisa bibliográfica, tendo como referência a pesquisa-ação, abordaram-se as premissas da metodologia e descreveu-se também o caminho percorrido para estruturar as suas fases e interfases. Concluiu-se que a Metodologia das Canoas é uma ferramenta que pode ser aplicada em estudos científicos para desvelar sujeitos anônimos que vivenciaram histórias de suas comunidades, assim como contribuir para a preservação da memória de grupos, povos e comunidades tradicionais excluídos das historiografias.

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Biografia do Autor

Maria das Dores do Rosário Almeida, Instituto de Mulheres Negras do Amapá – Brasil

Mestra em Desenvolvimento Sustentável junto aos Povos e Terras Tradicionais pela Universidade de Brasília (UnB). Militante do Movimento de Mulheres Negras Brasileira (AMNB). Ambientalista. Cofundadora do Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA) e Rede Fulanas - Negras da Amazônia Brasileira (NAB).

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá – Brasil

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Permanente no Programa de PósGraduação em Educação da UNIFAP. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

Referências

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

ALMEIDA, M. das D. do R.; CUSTÓDIO, E. S. PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 362-381, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.6252. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6252. Acesso em: 7 out. 2024.