A PRODUÇÃO DE UMA VIDEONOVELA SOBRE A CRIAÇÃO DE MONOGRAFIAS EM LIBRAS PARA ALUNOS DE PEDAGOGIA DO INES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6288

Palavras-chave:

Pedagogia bilíngue de surdos, Monografia em Libras, Videonovela em Libras

Resumo

Este trabalho consiste em um relato e análise da experiência de produção de um material em vídeo do gênero novelístico que foi desenvolvido entre os anos 2018 e 2020 pelo grupo de pesquisa Educação, Mídias e Comunidade Surda. Este material tem como objetivo ambientar alunos do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) na produção de suas monografias em Libras. A monografia em Libras é uma conquista da comunidade acadêmica, e principalmente das lideranças surdas que lutaram e conquistaram o direito de produzir como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) suas monografias em Libras. A partir de estudos realizados no ano de 2017 e 2018 sobre características visuais, gêneros e tipologias catalogadas durante todo o ano e pesquisas feitas a partir dessa coleta de dados, concluiu-se que o gênero de vídeo que melhor se adequaria para a produção deste material é o gênero novelístico, tendo em vista que é o que mais se encaixa didaticamente com os objetivos dessa produção. A intenção desta ação foi relatar a construção de uma forma de acesso aos processos de elaboração de monografias, em Libras, que não fosse somente uma tradução direta do atual Manual de Monografia em Libras, ofertado até o momento em Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Dr., Instituto Nacional de Educação de Surdos - Brasil

Comunicólogo, Doutor em Educação pela PUC-Rio, Professor Adjunto na área de Educação e Tecnologia do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos –Rio de Janeiro, Brasil. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB INES). Co-líder fundador do Grupo de Pesquisa “Educação, Mídias e Comunidade Surda” (DESU/INES/MEC).

Cristiane Correia Taveira, Drª, Instituto Nacional de Educação de Surdos - Brasil

Pedagoga, Doutora em Educação pela PUC-Rio, Professora Adjunta na área de Educação Bilíngue de Surdos do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos –Rio de Janeiro, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB INES). Líder fundadora do Grupo de Pesquisa “Educação, Mídias e Comunidade Surda” (DESU/INES/MEC).

Thiago Moret de Carvalho Ramos, Instituto Nacional de Educação de Surdos - Brasil

Pedagogo pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos –Rio de Janeiro, Brasil. Membro desde 2016 do Grupo de Pesquisa “Educação, Mídias e Comunidade Surda” (DESU/INES/MEC). Bolsista de Iniciação Científica (PIC-INES)entre 2016 e 2019 e de Extensão (PROEXT -INES) em 2019 e 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

DA SILVA ROSADO, L. A.; CORREIA TAVEIRA, C.; RAMOS, T. M. de C. A PRODUÇÃO DE UMA VIDEONOVELA SOBRE A CRIAÇÃO DE MONOGRAFIAS EM LIBRAS PARA ALUNOS DE PEDAGOGIA DO INES. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 614-636, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6288. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6288. Acesso em: 30 nov. 2021.