A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE A CONDENSAÇÃO DA ÁGUA COM ALUNOS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6296

Palavras-chave:

Condensação da água, Construção de significados, Ensino de ciências

Resumo

Este artigo descreve e interpreta o processo de construção de significados científicos sobre a condensação da água, promovido numa turma do 4.º ano de escolaridade, com uma média de idades de 9,4 anos. Ele resulta de uma intervenção pedagógica mais ampla, que incorporou uma abordagem de ensino das ciências baseada na experimentação e investigação. Através da análise do diário de aula, apresenta as conceções iniciais dos alunos sobre o tema em estudo, os processos científicos por eles utilizados nos contextos de condensação criados por um copo de vidro com água e gelo e pelo bafejar para um espelho e identifica momentos de aprendizagem particularmente importantes no desenvolvimento da compreensão da condensação da água, promovidos naqueles contextos. Por fim, apresenta também os resultados da avaliação das aprendizagens dos alunos e tece algumas considerações sobre as implicações para a prática dos professores e para os processos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Idalino Balça Varela, Universidade do Minho - Portugal

Doutor em Estudos da Criança, na especialidade de Estudo do Meio Físico, pela Universidade do Minho (UMinho). Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Braga, Portugal.

Filipa Cristiana Azevedo Serra, Universidade do Minho - Portugal

Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Universidade do Minho (UMinho). Foi Professora Estagiária na Escola Básica Conde de São Cosme, Vila Nova de Famalicão, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

VARELA, P.; SERRA, F. A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE A CONDENSAÇÃO DA ÁGUA COM ALUNOS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 659-680, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6296. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6296. Acesso em: 30 nov. 2021.