(RE)PENSANDO AS VEREDAS DA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DAS PROFESSORAS NAS CLASSES MULTIANOS EM PAU DOS FERROS (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6316

Palavras-chave:

Educação do Campo, Prática Pedagógica, Classes multianos

Resumo

Este texto se organiza a partir de um recorte da dissertação de mestrado intitulada: “A prática docente na Educação do Campo: um estudo em classes multianos de Pau dos Ferros – RN”, e tem o objetivo de refletirmos sobre a prática pedagógica das professoras das classes multianos de Pau dos Ferros/RN. A investigação partiu da seguinte questão de estudo: de que modo os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas, considerando as especificidades das classes multianos? Assim, adotamos como abordagem metodológica a concepção da pesquisa qualitativa – as discussões e os encaminhamentos tiveram sua ancoragem teórica nas pesquisas de Rocha (2013), Crepaldi (2006), Caldart (2004, 2011), Tardif (2002), entre outros teóricos que discutem a temática em estudo. Em síntese, através das observações da prática docente, como também dos relatos das educadoras acerca do ensino nas classes multianos, pudemos perceber um bom relacionamento entre professor e aluno, bem como aluno-aluno; demostrando, assim, formas significativas de aprendizagem a partir da interação nos trabalhos em grupos, como também no momento do intervalo e nas brincadeiras livres, no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda Maria de Bem, Escola Municipal São Benedito

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Professora da Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros – Brasil; Pesquisadora e técnica do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NuGAR-UERN.

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil; Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE); Pesquisador do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR).

Referências

ANGOTTI, Maristela (Org.). Educação Infantil: para que, para quem e por quê? Campinas: Editora Alínea, 2006.

ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Coleção: Por uma educação básica do campo n. 2. Brasília, 1999.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagana. (Org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes. 2011. p. 7-18.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

CREPALDI, Roselene; Brincar de construir brinquedos. In: ANGOTTI, Maristela (org). Educação Infantil: para que, para quem e por quê? Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2006.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Nertz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).

FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Universidade de Brasília, 2007. 132 p.

GE. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos; Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas, 2. ed. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

P1. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.

P2. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.

P3. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.

P4. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.

ROCHA, Maria Isabel Antunes. Prefácio. In: Infâncias do Campo, (Coleção Caminhos da Educação do Campo). Autêntica: Belo Horizonte, 2013. p. 9-11.

SANTOS, Fábio Josué Souza; MOURA, Terciana Vidal. Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: ROCHA, A. I. Maria; HAGE, M Salomão (orgs). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.35-47.

SE. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

SOUZA, Maria Antonia de. Educação do campo: proposta e prática pedagógica do MST, 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na educação infantil: uma história que se repete. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Bem, G. M. de, & Silva, C. N. M. da. (2020). (RE)PENSANDO AS VEREDAS DA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DAS PROFESSORAS NAS CLASSES MULTIANOS EM PAU DOS FERROS (RN). Práxis Educacional, 16(43), 254-276. https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6316