(RE)PENSANDO AS VEREDAS DA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DAS PROFESSORAS NAS CLASSES MULTIANOS EM PAU DOS FERROS (RN)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6316Palavras-chave:
Educação do Campo, Prática Pedagógica, Classes multianosResumo
Este texto se organiza a partir de um recorte da dissertação de mestrado intitulada: “A prática docente na Educação do Campo: um estudo em classes multianos de Pau dos Ferros – RN”, e tem o objetivo de refletirmos sobre a prática pedagógica das professoras das classes multianos de Pau dos Ferros/RN. A investigação partiu da seguinte questão de estudo: de que modo os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas, considerando as especificidades das classes multianos? Assim, adotamos como abordagem metodológica a concepção da pesquisa qualitativa – as discussões e os encaminhamentos tiveram sua ancoragem teórica nas pesquisas de Rocha (2013), Crepaldi (2006), Caldart (2004, 2011), Tardif (2002), entre outros teóricos que discutem a temática em estudo. Em síntese, através das observações da prática docente, como também dos relatos das educadoras acerca do ensino nas classes multianos, pudemos perceber um bom relacionamento entre professor e aluno, bem como aluno-aluno; demostrando, assim, formas significativas de aprendizagem a partir da interação nos trabalhos em grupos, como também no momento do intervalo e nas brincadeiras livres, no contexto escolar.
Downloads
Metrics
Referências
ANGOTTI, Maristela (Org.). Educação Infantil: para que, para quem e por quê? Campinas: Editora Alínea, 2006.
ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Coleção: Por uma educação básica do campo n. 2. Brasília, 1999.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagana. (Org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes. 2011. p. 7-18.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).
CREPALDI, Roselene; Brincar de construir brinquedos. In: ANGOTTI, Maristela (org). Educação Infantil: para que, para quem e por quê? Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2006.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Nertz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Universidade de Brasília, 2007. 132 p.
GE. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos; Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas, 2. ed. São Paulo: EPU, 1986.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
P1. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.
P2. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.
P3. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.
P4. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.
ROCHA, Maria Isabel Antunes. Prefácio. In: Infâncias do Campo, (Coleção Caminhos da Educação do Campo). Autêntica: Belo Horizonte, 2013. p. 9-11.
SANTOS, Fábio Josué Souza; MOURA, Terciana Vidal. Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: ROCHA, A. I. Maria; HAGE, M Salomão (orgs). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.35-47.
SE. Entrevista. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
SOUZA, Maria Antonia de. Educação do campo: proposta e prática pedagógica do MST, 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na educação infantil: uma história que se repete. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.