EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6359

Palavras-chave:

Educação das relações étnico-raciais, Formação docente, Lei 10639/03

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o II Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-Brasileiras, oferecido pelo programa “Ações Afirmativas”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2009, considerando seus reflexos nos saberes profissionais e nas práticas pedagógicas dos(as) docentes cursistas que lecionam na cidade mineira de Juatuba. Tratase de um estudo de abordagem qualitativa, que utiliza as entrevistas e as análises dos documentos referentes ao curso e às práticas docentes como principais instrumentos de coleta de dados. No processo analítico, utilizaram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais como principal referência para compreender o nível qualitativo do curso e o diálogo constante com as pesquisas que abordam a temática em destaque. Dentre as importantes questões abordadas, destacam-se a análise crítica das propostas das disciplinas cursadas, de suas metodologias e do material didático utilizado e as considerações sobre como acontecem os processos de reflexão dos saberes e sua transposição para as práticas pedagógicas, ressaltando a categoria “Diálogos docentes” enquanto prática necessária à política educacional da diversidade. Tais reflexões se tornam pertinentes, na medida em que permitem, com base em um estudo de caso, explicitar como acontecem os processos formativos que abordam a ERER e identificar seus reflexos nos saberes docentes e nas práticas pedagógicas, tendo como pano de fundo o complexo processo de implantação e implementação da Lei 10.639/03 no âmbito educacional do País. 

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Maia Melgaço, Universidade do Estado de Minas Gerais – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG). Professor dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Juatuba-MG

José Eustáquio de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais – Brasi

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG), Belo HorizonteMG, Brasil. Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER) da FaE-UEMG. Integra o quadro de associados da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Tem se dedicado à pesquisa na área de Educação tematizando as dimensões do Trabalho, Educação e Relações Étnico-Raciais.

Santuza Amorim da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG), Belo HorizonteMG, Brasil. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER), Nepel (FaE/UEMG) e Prodoc (UFMG). As pesquisas focalizam os seguintes temas: formação e práticas docentes, práticas culturais e sociais de leitura e desigualdades raciais/ desigualdades escolares. E

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

MELGAÇO, P. H. M.; DE BRITO, J. E.; DA SILVA, S. A. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 43-71, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6359. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6359. Acesso em: 7 nov. 2024.