O GLOBAL E O LOCAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6361

Palavras-chave:

Formação de professores/as, Educação emancipatória, Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades da formação de professores em uma perspectiva de educação crítica e emancipatória. Parte-se de práticas de pesquisa realizadas pela Licenciatura e pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão, que se voltam ao continente africano, especialmente Moçambique, na África Austral;e a intervenções junto à Educação Básica em escolas públicas da capital maranhense. O fio condutor é o debate da relação entre escalas global e local na produção de conhecimento e formas de intervenção no mundo, na qual são constituídos espaços subalternos de poder, saber e modos de fazer, característico do atual momento de globalização contemporânea. Nessa perspectiva, reflete-se sobre a inserção do conhecimento local nos currículos de Moçambique e suas possíveis contribuições para a implementação da Lei nº 10.639/2003 no Brasil, uma vez que partem da mesma necessidade de romper com a lógica do currículo único e eurocêntrico.

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Biografia do Autor

Kátia Evangelista Regis, Universidade Federal do Maranhão – Brasil

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP);Professora da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Brasil; Membro do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NIESAFRO- UFMA) e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB- UFMA).

Cidinalva Silva Câmara Neris, Universidade Federal do Maranhão – Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Professora da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Brasil; Membro do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NIESAFRO- UFMA) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB- UFMA). E

Sávio José Dias Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão – Brasil

Doutor em Geografia, Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Brasil; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia; Membro do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NIESAFRO) e do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA).

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

REGIS, K. E.; NERIS, C. S. C.; RODRIGUES, S. J. D. O GLOBAL E O LOCAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 91-114, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6361. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6361. Acesso em: 18 abr. 2024.