NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6363Palavras-chave:
Formação docente, Narrativa midiáticas, SexualidadesResumo
A sexualidade humana é um dos elementos que nos permite pensar a formação das identidades dos sujeitos e, considerando que a escola é um espaço em que estão presentes múltiplos indivíduos, com suas construções identitárias, este texto tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições das narrativas midiáticas para problematizar as sexualidades no espaço escolar? Para tanto, apoiamos nossas reflexões teóricas a partir dos Estudos Culturais, por entende-los como um campo que analisa a mídia como um terreno de disputa, no qual os grupos sociais lutam pelo domínio. No decorrer do texto, defendemos a ideia de que, ao levarmos as narrativas midiáticas acerca das diferentes sexualidades para o espaço escolar, contribuímos para uma ação docente que valorize os diferentes alunos e alunas que habitam a sala de aula e, ainda, buscamos demonstrar isso por meio da análise de alguns personagens da série da Netflix, intitulada Sex Educacion (2019). Concluímos, assim, que a ação pedagógica com as mídias para discutir sexualidade, possibilita o processo de visibilidade dessas múltiplas formas de ser e estar no mundo, além de colaborar com uma formação de professores e professoras comprometidas com uma política cultural implica contemplem todos os alunos e as alunas em sala em suas dimensões sociais e sexuais.
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