OS PONTOS CONVERGENTES ENTRE OS/AS TEÓRICOS/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6376

Palavras-chave:

Educação do Campo, Movimento Social, Educação Rural

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, que teve como título: “Os Teóricos da Educação do Campo”. O estudo centrou-se nos principais autores/as teóricos/as referente à coletânea Por Uma Educação do Campo e outros, que tratam a Educação do Campo, dentre os quais se destacam: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) e Benjamin (2000). O artigo está divido em 4 (quatro) pontos: 1) Breve histórico sobre a Educação do Campo; 2) Os Movimentos Sociais e a Educação do Campo; 3) Os/as Teóricos/as e a concepção da Educação do Campo; 4) Os/as teóricos/as e os pontos fundamentais para compreender a concepção da Educação do Campo. A pesquisa teve como foco o seguinte objetivo geral: Analisar os Teóricos que sustentam a concepção de Educação do Campo. Objetivos específicos são: 1) Estudar os referenciais teóricos da Educação do Campo; 2) Refletir sobre a concepção da Educação do Campo e os pontos convergentes. O procedimento metodológico da pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, centrada nos autores que vem discutindo os princípios, fundamentos epistemológicos e conceituais da Educação do Campo. A conclusão da pesquisa centrou nos estudos da temática da Educação do Campo e sua relação com a perspectiva dos Movimentos Sociais do Campo, considerando suas contribuições para a formulação de uma educação significativa e contextualizada para os sujeitos desse contexto. Assim, evidenciaram-se as concepções de Educação do Campo atribuídas pelos/as autores/as teóricos/as ao longo da pesquisa, bem como a contribuição dos Movimentos Sociais para a elaboração de propostas educacionais voltadas para a realidade do campo brasileiro.

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Biografia do Autor

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas – Brasil

Professora Doutora do Departamento de Administração e Planejamento, da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bianca da Silva Oliveira, Universidade Federal do Amazonas – Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Participou de defesa oral no I Seminário de pesquisa em Educação - FACED\UFAM, com o tema "Educação do campo: desafios da prática curricular docente" - 2º semestre/2016 Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/ UFAM (2017-2018).

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

BORGES, H. da S.; OLIVEIRA, B. da S. OS PONTOS CONVERGENTES ENTRE OS/AS TEÓRICOS/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 238-258, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6376. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6376. Acesso em: 19 abr. 2024.