OS PONTOS CONVERGENTES ENTRE OS/AS TEÓRICOS/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6376Palavras-chave:
Educação do Campo, Movimento Social, Educação RuralResumo
Este artigo é resultado da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, que teve como título: “Os Teóricos da Educação do Campo”. O estudo centrou-se nos principais autores/as teóricos/as referente à coletânea Por Uma Educação do Campo e outros, que tratam a Educação do Campo, dentre os quais se destacam: Arroyo (1999), Fernandes (1999), Caldart (2000), Molina (2004) e Benjamin (2000). O artigo está divido em 4 (quatro) pontos: 1) Breve histórico sobre a Educação do Campo; 2) Os Movimentos Sociais e a Educação do Campo; 3) Os/as Teóricos/as e a concepção da Educação do Campo; 4) Os/as teóricos/as e os pontos fundamentais para compreender a concepção da Educação do Campo. A pesquisa teve como foco o seguinte objetivo geral: Analisar os Teóricos que sustentam a concepção de Educação do Campo. Objetivos específicos são: 1) Estudar os referenciais teóricos da Educação do Campo; 2) Refletir sobre a concepção da Educação do Campo e os pontos convergentes. O procedimento metodológico da pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, centrada nos autores que vem discutindo os princípios, fundamentos epistemológicos e conceituais da Educação do Campo. A conclusão da pesquisa centrou nos estudos da temática da Educação do Campo e sua relação com a perspectiva dos Movimentos Sociais do Campo, considerando suas contribuições para a formulação de uma educação significativa e contextualizada para os sujeitos desse contexto. Assim, evidenciaram-se as concepções de Educação do Campo atribuídas pelos/as autores/as teóricos/as ao longo da pesquisa, bem como a contribuição dos Movimentos Sociais para a elaboração de propostas educacionais voltadas para a realidade do campo brasileiro.
Downloads
Metrics
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Política de Formação de Educadores do Campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em 23 set. 2017.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por Uma Educação Do Campo. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BENJAMIN, César; CALDART, Roseli Salete. Projeto Popular e Escolar do campo. 2 ed.. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Coleção Por uma Educação Básica do campo, 2001, n° 3.
BEZERRA NETO, Luiz. Educação do campo ou no campo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 150-168, jun.2010 - ISSN: 1676-2584.
BEZERRA NETO, Luiz; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Educação do Campo: referenciais teóricos em discussão. Revista EXITUS, v 1, n 1, p. 93-104, Jul./Dez. 2011.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da Educação do Campo. Inep/MEC, 2007. Disponível em: http://www.redler.org/panorama-educacao-campo.pdf>. Acesso em 25 dez. 2017.
BRASIL. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: Educação do Campo: Identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Coleção Por uma Educação Básica do campo, 2002, nº 4, p.18-25
BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Imprensa Nacional, 1996.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação, Saúde. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.
FERNANDES, Bernardo Mançano. et al. Educação do campo: campo – políticas públicas – educação. Org. Clarice Aparecida dos Santos. Brasília: INCRA, 2008.
FREITAS, Ernani Cesar de; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MOLINA, Mônica Castagna. Desafios para os educadores e as educadoras do campo. In: Educação do Campo: Identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Coleção Por uma Educação Básica do campo, 2002, nº 4, p. 26-30.
PINHO, Ana Sueli Teixeira de; SANTOS, Stella Rodrigues dos. Educação fundamental no campo: por uma educação liberta do modelo escolar “urbanocêntrico”. Bahia: Educação Fundamental, n.13, 2007. Disponível em: http://:www.30reuniao.anped.org.br/minicursos/ementa%20do%20minicurso%20do%20gt13.pdf
SANTOS, Ramofly Bicalho. História da Educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, Out./Dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.