THE USE OF PRACTICAL CLASSES IN SCIENCE TEACHING: CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6380

Palavras-chave:

Experimentação, metodologia, ensino básico

Resumo

Atividades práticas são metodologias e recursos que podem contribuir de forma atraente e significativa para a eficácia no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. O objetivo desta pesquisa foi avaliar como os professores e alunos da Rede Estadual de Ensino da cidade de Umuarama, Paraná, concebem e desenvolvem as atividades práticas nas aulas de Ciências, elencando quais os motivos que dificultam a utilização destas metodologias. Para isso, foi realizado um levantamento buscando saber quais as estratégias, recursos e espaços são utilizados nas aulas práticas e também quais os desafios para desenvolvê-las. Foi empregado a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e pedagogos de cinco escolas. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental responderam um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados das entrevistas com os alunos mostraram pouca utilização das metodologias práticas, apesar de demostrarem interesse pela metodologia e afirmarem que também melhoram a aprendizagem. Em contrapartida, a maioria dos professores entrevistados afirmou fazer uso desse tipo de aula, apesar de apontarem inúmeros fatores que dificultam o uso desta prática. Eles citaram que a falta de laboratorista e de material, assim como de manutenção em equipamentos laboratoriais são motivos que atrapalham tal execução. Ainda, foram citadas que razões como: excesso de alunos, indisciplina e a própria formação acadêmica e continuada deficitária, dificultam e causam insegurança na execução das aulas práticas. Os professores apontaram que as aulas práticas são recursos importantes como complemento para as aulas teóricas e que seria necessária sua execução com maior frequência. Concluiu-se que as metodologias práticas são desejadas pelos alunos e pelos professores, porém existem fatores que limitam a execução das mesmas, apesar de serem facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fernando Rodrigo Bertusso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil

Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); docente da Secretaria do Estado da Educação (SEED) - PR- Brasil; Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM).

Marcela Moreira Terhaag, Instituto Federal do Paraná campus Umuarama – Brasi

Doutora em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); docente do Instituto Federal do Paraná campus Umuarama (IFPR) - PR- Brasil; Grupo de Pesquisa Desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); docente Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil; Programa de Pós-Graduação - PPGECEM; Grupo de Pesquisa: FOPECIM.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

BERTUSSO, F. R.; TERHAAG, M. M.; MALACARNE, V. THE USE OF PRACTICAL CLASSES IN SCIENCE TEACHING: CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 318-336, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6380. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6380. Acesso em: 23 nov. 2024.