STUDY ABOUT THE APPRECIATION OF TEACHING FROM THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS WHO WORK IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC AND PRIVATE NETWORK OF SERGIPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6382

Palavras-chave:

Educação Continuada, Educação Básica, Ensino, Valorização Profissional

Resumo

A busca pela valorização do profissional docente compreende o enriquecimento de suas competências que se dá através da formação continuada, aumentando os atributos do professor em exercício bem como uma melhor qualidade de ensino no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo foi obter um parâmetro entre os professores da rede pública e rede privada do estado de Sergipe sobre as dificuldades, impedimentos e as iniciativas pessoais para a busca da formação continuada. Para obter dados e resultados, optamos pelo método descritivo qualitativo e utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, que alcançou sessenta docentes de ambas as redes de ensino. Os resultados apontaram que devido à falta de tempo disponível, à sobrecarga de responsabilidade, extensa jornada de trabalho, entre outros são as atuais provocações e impedimentos a superar. Os entrevistados em sua maioria apontaram que buscam por iniciativa própria atualizar-se principalmente através de palestras, cursos de capacitação, seminários, encontros, congressos e cursos de aperfeiçoamento; sendo os cursos a distância, colóquios e programas os menos procurados. As modalidades de formação continuada apontados como mais eficientes foram os cursos de aperfeiçoamento e os cursos de capacitação. É necessário, portanto a constante reflexão, a busca por novos conhecimentos e competências para melhor qualificar e valorizar o profissional docente, potencializando o ensino ao nível de qualidade na educação escolar.

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Biografia do Autor

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS-Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - INTERAÇÃO.

Sirleia Pereira Silva Gomes, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Graduação em História pela Universidade Tiradentes (UNIT). Graduada em Educação Física Licenciatura na Universidade Federal de Sergipe (UFS).. Participante do Grupo de Pesquisa INTERAÇÃO - Formação e Atuação de Professores - (UFS). Ex-participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFS) 2016.

Jorge Luis Santana Luduvice, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe PPGED/UFS. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Sergipe. Professor de Artes da educação básica da rede estadual de Sergipe. Professor de música do Conservatório de Música de Sergipe. Integrante do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores – INTERAÇÃO-UFS.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

SANTOS, L. A. M.; SILVA GOMES, S. P.; LUDUVICE, J. L. S. STUDY ABOUT THE APPRECIATION OF TEACHING FROM THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS WHO WORK IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC AND PRIVATE NETWORK OF SERGIPE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 356-378, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6382. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6382. Acesso em: 5 nov. 2024.