A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE QUEIMADAS: A LUTA PELO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA/HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6407

Palavras-chave:

Comunidade quilombola, Memória e história, Reconhecimento

Resumo

A escravidão no Brasil foi sempre uma temática estudada e questionada principalmente no que se refere à questão do trabalho, da resistência do negro, da economia, dentre outras vertentes, salientando que a mesma aconteceu de maneira diferenciada e com particularidades, diversificando conforme às regiões e interesses. O presente estudo buscou analisar como se deu o processo de reconhecimento da comunidade de Queimadas como remanescente de Quilombo. Por meio deste trabalho é analisado o processo de certificação e a importância da memória e história dos moradores para valorização de seus antepassados e afirmação do ser quilombola. A investigação foi realizada na comunidade Quilombola Queimadas localizada em Guanambi/BA, na região do Território Sertão Produtivo. Utilizamos como recursos metodológicos a entrevista semiestruturada com três lideranças quilombolas, análise do livro de ata da associação comunitária e observação durante as reuniões da associação. Mediante os resultados da pesquisa notou-se o forte papel da assistente social para o reconhecimento da comunidade como quilombola e o entrelaçamento das lideranças da comunidade para que a certificação fosse alcançada, ressaltamos também a carência de benefícios após o reconhecimento e a relevância da história da comunidade para a construção da afirmação da identidade.

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Biografia do Autor

Hayla Fernanda Moura Lima, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia e Especialista em Educação do Campo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de Educação, Campus XII de Guanambi/BA.

Dinalva de Jesus Santana Macêdo, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Departamento de Educação, Campus XII de Guanambi-Ba. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire- NEPE. Linha de Pesquisa: Currículo, diversidade e formação docente. Professora do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED UESB, Campus de Vitória da Conquista, vinculada à Linha 2 de pesquisa- Currículo, prática educativa e diferença.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

LIMA, H. F. M.; MACÊDO, D. de J. S. A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE QUEIMADAS: A LUTA PELO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA/HISTÓRIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 520-542, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6407. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6407. Acesso em: 27 dez. 2024.