ENSINO DE ARTES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR-BA: RETRATOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6432Palavras-chave:
Arte-educação, Condições do trabalho docente, Ensino de ArtesResumo
Resumo:
O presente artigo trata da inserção do ensino de Artes na Rede Municipal de Educação de Salvador-Bahia a partir da análise das condições objetivas do trabalho docente em escolas de Ensino Fundamental. O texto apresenta dados referentes à fase exploratória de uma pesquisa-ação articulada ao projeto de extensão Arte no Currículo, da Universidade Federal da Bahia, que objetivou avaliar e ressignificar o ensino de Artes nas escolas municipais de Salvador. Tal fase destinou-se à produção de um diagnóstico das condições do trabalho docente, especificamente nas linguagens de Música, Dança e Teatro, com vistas a buscar possíveis soluções para os problemas identificados. São apresentados dados quantitativos, que revelam um retrato de precarização nas condições de trabalho do professor de Artes, entremeados por um viés qualitativo, resultante de reflexões quanto a importância do avanço das discussões sobre as especificidades do trabalho artístico-pedagógico nas escolas municipais da referida rede de educação. É evidenciada, ainda, a necessidade de revisão permanente dos posicionamentos ético-políticos frente à busca pela qualidade da escola pública.
Palavras-chave: Arte-educação; Condições do trabalho docente; Ensino de Arte.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.