ENSINO DE ARTES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR-BA: RETRATOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6432

Palavras-chave:

Arte-educação, Condições do trabalho docente, Ensino de Artes

Resumo

Resumo:

 

O presente artigo trata da inserção do ensino de Artes na Rede Municipal de Educação de Salvador-Bahia a partir da análise das condições objetivas do trabalho docente em escolas de Ensino Fundamental. O texto apresenta dados referentes à fase exploratória de uma pesquisa-ação articulada ao projeto de extensão Arte no Currículo, da Universidade Federal da Bahia, que objetivou avaliar e ressignificar o ensino de Artes nas escolas municipais de Salvador. Tal fase destinou-se à produção de um diagnóstico das condições do trabalho docente, especificamente nas linguagens de Música, Dança e Teatro, com vistas a buscar possíveis soluções para os problemas identificados. São apresentados dados quantitativos, que revelam um retrato de precarização nas condições de trabalho do professor de Artes, entremeados por um viés qualitativo, resultante de reflexões quanto a importância do avanço das discussões sobre as especificidades do trabalho artístico-pedagógico nas escolas municipais da referida rede de educação. É evidenciada, ainda, a necessidade de revisão permanente dos posicionamentos ético-políticos frente à busca pela qualidade da escola pública.

Palavras-chave: Arte-educação; Condições do trabalho docente; Ensino de Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Verônica Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia -Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia –Brasil; Programa de Pós-Graduação em Currículo, linguagens e inovações pedagógicas; Grupo dePesquisa em Formação em Exercício de Professores (FEP).

Cilene Nascimento Canda, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia – Brasil; Programa de Pós- Graduação em Educação; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL).

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

DOMINGUES ALMEIDA, V. .; NASCIMENTO CANDA, C. ENSINO DE ARTES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR-BA: RETRATOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 389-411, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6432. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6432. Acesso em: 30 nov. 2021.