KANT E A DIDÁTICA ANTROPOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6449

Palavras-chave:

Kant, Didática, Antropologia

Resumo

Kant define a antropologia como uma doutrina sistemática que contém o nosso conhecimento do homem e sugere que a esse conhecimento pode ser dada uma perspectiva fisiológica ou pragmática. A primeira envolve o conhecimento das coisas do mundo, ou o homem como um objeto da e na natureza; a segunda abarca o conhecimento do homem como ser atuante, livre, como cidadão do mundo. A antropologia kantiana adere à perspectiva pragmática e divide o seu material de acordo com uma Didática antropológica e uma Caracterização antropológica. O trabalho procura deter-se na exemplificação da Didática antropológica a partir da abordagem kantiana do tema da prudência (certa arte de conviver na civilização), tentando demonstrar que nesse ponto encontramos uma antropologia filosófica associada a um processo marcadamente pedagógico.

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Biografia do Autor

Edmilson Menezes

Doutor em Filosofia pela UNICAMP, Professor da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

MENEZES, E. KANT E A DIDÁTICA ANTROPOLÓGICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 634-652, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.6449. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6449. Acesso em: 19 abr. 2024.