GAMIFICATION AS A TOOL FOR THE LEARNING OF THE ENGLISH LANGUAGE: THE EWB-UFS CASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6474

Palavras-chave:

Gamificação., Inglês sem Fronteiras., Ensino de inglês.

Resumo

Os princípios do pós-método, defendidos por Kumaravadivelu (1994), lançam as bases teóricas para que o professor assuma o protagonismo de suas aulas, na medida em que é visto como o único capaz de escolher as metodologias, técnicas e atividades empregadas. Neste contexto, após as discussões sobre os conceitos de gamificação no Programa Inglês sem Fronteiras da UFx, professores e coordenadores planejaram um curso de 16 horas totalmente gamificado. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo, após uma breve revisão de literatura sobre a temática, descrever todo o processo de preparação do curso Apocalipse Zumbi, apontando as escolhas feitas com base nos propósitos do roteiro criado e nos princípios das teorias da gamificação. Ao final, algumas considerações foram levantadas sobre o papel do roteiro na execução das aulas, as percepções de professores e coordenadores sobre o desempenho dos alunos e o percentual de permanência dos alunos até o final do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe

PhD in Education, Federal University of Sergipe (UFS) –Brazil; English Professor at the Federal University of Sergipe –Brazil;she is part of the research group "Núcleo de Estudos de Cultura da UFS -Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO".

Rodrigo Belfort Gomes, Universidade Federal de Sergipe

PhD in Education, Federal University of Sergipe (UFS) –Brazil; English Professor at the Federal University of Sergipe –Brazil; he is part of the research group "Núcleo de Estudos de Cultura da UFS -Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO".

Nayara Stefanie Mandarino Silva, Universidade Federal de Sergipe

Undergraduate student of Letras, FederalUniversity of Sergipe (UFS) -Brazil; she is part of the research group "Núcleo de Estudos de Cultura da UFS -Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO".

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

SANTOS, E. M.; GOMES, R. B.; SILVA, N. S. M. GAMIFICATION AS A TOOL FOR THE LEARNING OF THE ENGLISH LANGUAGE: THE EWB-UFS CASE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 455-475, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6474. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6474. Acesso em: 23 nov. 2024.