POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO ESTADO DA PARAÍBA NO PROCESSO FORMATIVO DO TRABALHADOR DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6479

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Trabalhador da EJA, Políticas Educacionais da EJA

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo formativo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, que envolvam esta modalidade educacional. A pesquisa procurou identificar os aspectos positivos e/ou negativos apresentados pelos estudantes da EJA, e identificar o perfil destes e destas, em uma instituição de ensino no Estado da Paraíba. A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada com o método de grupo focal e para análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Analisando as falas dos participantes, concomitante aos documentos estudados, com foco no Estado da Paraíba, percebeu-se fatores relevantes a políticas e práticas sociais em aspectos positivos e negativos. Os resultados da pesquisa se evidenciaram importantes no contexto atual, pois mesmo nas falas positivas e conformistas prevaleceram gritos de socorro em prol de uma sociedade mais justa, com condições básicas e acessos à Educação para todos, conforme direito garantido por lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eloíde Teles Silva Grisi, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É analista de qualidade acadêmica na Laureate Brasil. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior (GAES).

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Possui Pós-Doutorado pela Universidade do Porto – Portugal (FPCEUP), com Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora associada III da UFPB. É professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB; Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq.

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). É professor adjunto IV da UFPB. É professor dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS da UFPB; Líder do Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

TELES SILVA GRISI, E.; GONÇALVES VIEIRA GUERRA, M. das G. .; DOS REIS MIRANDA, J. . POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO ESTADO DA PARAÍBA NO PROCESSO FORMATIVO DO TRABALHADOR DA EJA. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 681-707, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6479. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6479. Acesso em: 30 nov. 2021.