GRUPOS DE PESQUISA QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NORDESTE: QUEM SÃO, O QUE PRODUZEM E COMO PRODUZEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6500

Palavras-chave:

Formação de Professores, Grupos de Pesquisa, Nordeste

Resumo

O trabalho focaliza grupos de pesquisa vinculados a pós-graduação stricto sensu em Educação do Nordeste que investigam a formação de professores, considerando indagações sobre quem são, o que produzem e como produzem essas equipes. Um exame teórico qualitativo, que adota como fonte o Currículo Lattes e o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, contemplando amostra de 87 equipes, distribuídas pelos noves Estados nordestinos e ligadas a 15 programas. Um terço dessas equipes registra que investiga o assunto. São grupos robustos, apresentam foco temático diversificado, lideranças jovens, altamente qualificada e com forte capacidade de captação de financiamento de suas pesquisas.

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Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutorado em Educação Brasileira (UFC). Professora Associada do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

Marilia Duarte Guimaraes, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Doutoranda em Educação Brasileira (UFC) Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, História e Política Educacional.

Ingrid Louback de Castro Moura, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Doutorado em Educação (UFC). Professora Adjunto II da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

FARIAS, I. M. S. de; GUIMARAES, M. D.; MOURA, I. L. de C. GRUPOS DE PESQUISA QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NORDESTE: QUEM SÃO, O QUE PRODUZEM E COMO PRODUZEM. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 297-318, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6500. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6500. Acesso em: 22 dez. 2024.