O PIBID COMO ESPAÇO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6508

Palavras-chave:

Formação Inicial, Programa de Iniciação à Docência , Colaboração , Ensino de Matemática

Resumo

O artigo relata resultados de uma investigação com o objetivo de compreender como a prática colaborativa de estudos, reflexões e intervenções de um grupo de iniciação à docência constitui-se espaço de aprendizagem compartilhada "de" e "sobre" a docência em Matemática. Para isso, adota-se um referencial teórico que trata da formação inicial de professores e práticas de colaboração. A metodologia se inscreve no campo dos estudos qualitativos em educação, de caráter descritivo analítico, em que os dados foram produzidos com base em entrevistas semiestruturadas com duas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma egressa e outra bolsista. Da análise de dados, foi possível retratar que o programa constituiu-se, desde sua implementação em 2014 na Universidade com a qual trabalhamos, espaço de aprendizagem de futuros professores pautado em dinâmicas colaborativas, o que contribuiu, sobremaneira, para a superação das dificuldades em Matemática, bem como para a formação dos envolvidos no que tange aos aspectos do conhecimento didático para o ensino e do conhecimento matemático para a abordagem de determinados conteúdos em sala de aula. Além disso, a inserção no PIBID resultou em uma mudança de postura frente a disciplina e ainda oportunizou, para as colaboradoras, uma identidade com a pesquisa neste campo.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Ph.D. em Psicologia da Educação Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – FC/UNESP, Bauru-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande-MS; Líder do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente"

Yandra Karla dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus Naviraí, Brasil; Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; SANTOS, Y. K. dos. O PIBID COMO ESPAÇO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 569-595, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6508. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6508. Acesso em: 22 nov. 2024.