TRANSFORMANDO A SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: O USO DO PHOTOVOICE COMO FERMENTA METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6514

Palavras-chave:

Educação Superior, Metodologia de Ensino, Photovoice

Resumo

Melhorar as práticas de ensino na Educação Superior requer uma compreensão do impacto das inovações pedagógicas na aprendizagem dos estudantes, analisando as implicações teóricas e a relação entre criatividade, motivação e aprendizado. Este artigo descreve uma experiência pedagógica que integra o Photovoice, uma estratégia originalmente projetada para combinar fotografia com narração digital e participação social. Essa experiência ocorreu em um curso de mestrado online para educadores, de uma universidade no sul dos Estados Unidos. O uso do Photovoice permitiu aos alunos explorar questões de equidade, justiça social e educação através de imagens digitais como elemento mediador da aprendizagem e representação de significados. Do ponto de vista da formação de professores, esse projeto visa modelar formas alternativas de ensino e aprendizagem, integrando as várias tecnologias que fazem parte do mundo cotidiano dos estudantes.

 
What do you want to do ?
New mailCopy
 
What do you want to do ?
New mailCopy

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul – Brasil

Professora Visitante na Faculdade de Educação/Universidade de Barcelona (UB) –Espanha. Pós-doutorado em Educação pela Univeristy of Texas at Austin (UT) –United States. Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Barcelona (UB) –Espanha. Trabalha na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) –Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT); Bolsista de Produtividade 1D/CPNq.

 

 

Sandra Ines Musanti, University of Texas Rio Grande Valley – Estados Unidos

Ph.D. Educational Thought and Sociocultural Studies, Doctora em Filosofia, University of New Mexico (UNM) -United States. Trabalha University of Texas Río Grande Valley (UTRGV) -United States. Doctorate in Education in Curriculum and Instruction. Grupo de Pesquisa Formaçãodocente bilingue, colaboraçãodocente, translingualismo eeducação, rol de cultura elinguajem na formação de professores.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

STEREN DOS SANTOS, B. .; MUSANTI, S. I. TRANSFORMANDO A SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: O USO DO PHOTOVOICE COMO FERMENTA METODOLÓGICA. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 525-542, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6514. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514. Acesso em: 30 nov. 2021.