ESTADO DO CONHECIMENTO: A DIALOGICIDADE ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6580

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Educação inclusiva, Educação de jovens e adultos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar o quantitativo e o que revelam os trabalhos publicados na biblioteca virtual nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que dialogassem com a Educação Inclusiva dentro Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um recorte temporal do ano de 2005 a 2017. A compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, de caráter descritivo-reflexiva (BARDIN, 2011). Do ponto de vista técnico-metodológico, a base foi análise bibliográfica (RIZOLA; FANTIN, 2016), na qual utilizamos o método de pesquisa Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015). Dessa forma, buscamos os artigos que trouxessem o diálogo entre Educação Inclusiva e EJA para perceber o que os trabalhos revelavam sobre os temas, quais as ligações feitas e como eles poderiam nos ajudar a pensar a relação dialógica da temática investigada. Os resultados da pesquisa evidenciam que, apesar da relevância dos artigos analisados, ainda há muitas lacunas dentro da reflexão dessa temática: estudos que dialoguem sobre a formação de professores para atuarem na perspectiva inclusiva na EJA; qual a melhor maneira de estruturar a modalidade em uma perspectiva inclusiva; a interrelação entre os participantes; bem como os aspectos e desdobramentos curriculares dentro dessa perspectiva.

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Biografia do Autor

Kerén Talita Silva Miron, Instituto Federal Catarinense – Brasil

Mestranda em Educação no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú. Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Grupo de pesquisa: Linguagem, Cognição e Tecnologia.

Chris Royes Schardosim, Instituto Federal Catarinense – Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação do IFC. Grupo de pesquisa: Linguagem, Cognição e Tecnologia.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

MIRON, K. T. S.; SCHARDOSIM, C. R. ESTADO DO CONHECIMENTO: A DIALOGICIDADE ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 592-611, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6580. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6580. Acesso em: 25 dez. 2024.