PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO DE AULA (POA) PARA O ENSINO ESPORTIVO: VALIDADE E CONFIABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6606

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Psicometria, Reprodutibilidade dos testes

Resumo

O Programa Segundo Tempo criou o Protocolo de Observação de Aula (POA) a fim de analisar o quanto os professores conseguem materializar a metodologia do programa em suas aulas. O POA possui itens que contemplam aspectos que devem estar presentes em uma aula voltada para o ensino esportivo como um todo. Ele foi criado tanto para avaliar aulas, quanto para ser utilizado como um guia educativo para o planejamento e o melhoramento das mesmas. Considerando a necessidade de mensurar suas qualidades psicométricas, o presente estudo tem como objetivo testar a validade de critério, a consistência interna e a reprodutibilidade intra e interobservador das suas medidas. Para estabelecer a validade de critério, os escores das duas videoaulas foram comparados com o gabarito. Para a confiabilidade interobservador, foram comparados os escores que cada avaliador deu para as videoaulas. Quanto à confiabilidade intraobservador, foi usado o escore de uma segunda observação sobre a mesma videoaula em momentos diferentes. Após a análise dos resultados, as medidas do POA apresentaram boa confiabilidade (Alfa de Conbrach – 0,90; Reprodutibilidade Interobservador com CCI entre 0,89 e 0,91 e Reprodutibilidade Intraobservador com 11 dos 22 itens apresentando valor de p significativo). Sobre a validade de critério, apenas cinco itens apresentaram concordância acima de 50%. Desse modo, o POA traz boas perspectivas de aplicação e grande potencial de impacto no âmbito do ensino esportivo, contudo, parece importante que a capacitação para o seu uso seja reforçada, a fim de fortalecer os critérios de avaliação de aulas.

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Biografia do Autor

Maria Jullyanne Cavalcanti de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/BR). Membra do Laboratório de Pesquisa em Educação do Corpo (LABEC). Professora de Educação Física do ensino fundamental no município de Jaboatão dos Guararapes/PE.

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF/BR), com pós-doutorado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP/PT). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Laboratório de Pesquisa em Educação do Corpo (LABEC). Pesquisador do CNPq. Bolsista de Produtividade. 

Tony Meireles Santos, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF/BR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/BR). É coordenador do Núcleo de Investigação em Performance e Saúde e membro do grupo de pesquisa Performance e de Estudos em Psicofisiologia do Exercício.

Vinícius Damasceno de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/BR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/BR).

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

BRITO, M. J. C. de; SOARES, A. J. G.; SANTOS, T. M.; OLIVEIRA, V. D. de. PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO DE AULA (POA) PARA O ENSINO ESPORTIVO: VALIDADE E CONFIABILIDADE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 366-387, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6606. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6606. Acesso em: 22 nov. 2024.