O PAPEL DA UNDIME NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA LÓGICA DA GOVERNANÇA EM REDES NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6760

Palavras-chave:

Educação, Governança, UNDIME

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é o de analisar o (s) papel (is) da UNDIME no processo de definição e implementação de políticas educacionais no Brasil, no contexto de crise do capital e do consequente movimento de refuncionalização do Estado, no período de 1980 a 2020, com destaque à política curricular, expressa pela BNCC. De modo específico, coube a este texto, discutir o processo de instauração da governança no campo educacional brasileiro, diante do avanço do neoliberalismo nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, destacou-se o papel da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, na fundamental dinâmica de produção de consensos, junto aos sistemas e redes de ensino do país, com vistas à adesão destes, aos novos arranjos institucionais promovidos pelo paradigma da governança. Para tanto, a reflexão foi conduzida com base na concepção sobre Estado integral de Antonio Gramsci, além das considerações engelmarxianas, acerca do metabolismo capitalista. Ademais, o percurso reflexivo teve como estratégia metodológica, a análise qualitativa de documentos, com destaque ao estudo específico sobre o Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação, elaborado em 2008 pela instituição investigada. Destarte, demonstrou-se a importante atuação da UNDIME no avanço de princípios e concepções empresariais na educação institucionalizada do país.

Biografia do Autor

Danilo Bandeira dos Santos Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis - SC. Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho – TMT. É professor da Rede Estadual de Educação da Bahia.

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

Professora do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – CED/PPGE/UFSC. Líder do TMT – Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/CED/UFSC/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Cruz, D. B. dos S., & Marcassa, L. P. . (2020). O PAPEL DA UNDIME NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA LÓGICA DA GOVERNANÇA EM REDES NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Práxis Educacional, 16(43), 596-617. https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6760