ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E QUAIS SENTIDOS PRODUZIDOS POR EGRESSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6774

Palavras-chave:

Pedagogia, Teoria e prática, Estágio Supervisionado, Trabalho pedagógico

Resumo

Apresenta-se análise dos Projetos Pedagógicos (PP) dos cursos de Pedagogia das cinco Universidades Federais do Rio Grande do Sul, objetivando evidenciar os sentidos em encaminhamentos em relação aos Estágios Supervisionados. Partiu-se do suposto que o estágio supervisionado seria o tempo e o espaço privilegiados para o contato, o trabalho e a inserção no campo profissional, mediante projeto e orientação por parte dos professores do Curso. Quanto aos aspectos teóricos e metodológicos, foram realizadas duas etapas. Na primeira, aconteceu análise documental dos Projetos Pedagógicos dos cinco cursos de Pedagogia. Na segunda etapa foi enviado um questionário para um grupo de egressos do curso de Pedagogia de uma das cinco universidades, composto por questões objetivando contemplar e relacionar à análise realizada nos PPs. As questões versavam sobre a concepção, vivência/experiência e a avaliação do Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia naquela universidade. Onze

interlocutores, dez mulheres e um homem, egressos do Curso entre 2013 e 2020, participaram das entrevistas. Os dados foram analisados pela Análise de Movimentos de Sentidos, técnica elaborada pelo grupo de pesquisa no qual se trabalha. Uma das percepções, após o estudo, é haver estágio supervisionado previsto nos projetos pedagógicos. Entretanto, não foram encontrados expressos sentidos e concepções de estágio supervisionado. Do mesmo modo, os discursos dos egressos descrevem como prática, não raramente, dissociando-a da teoria e considerando-a prioridade não vislumbrada no Curso.

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Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Bolsista produtividade CNPQ, área de educação.

Luiza da Silva Braido, Mda., Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Bolsista CAPES.

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Líder do TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional  e pesquisadora no Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

DULCINEIA LIBRAGA PAPALIA DE TONI, Dda., Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

FERREIRA, L. S.; BRAIDO, L. da S.; SEVERO MARASCHIN, M.; LIBRAGA PAPALIA DE TONI, D. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E QUAIS SENTIDOS PRODUZIDOS POR EGRESSOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 117-133, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6774. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6774. Acesso em: 22 nov. 2024.