ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6828

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Formação inicial de professores, Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

Resumo

O estágio supervisionado é componente obrigatório e indispensável para compor o currículo de formação inicial de professores. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou identificar e compreender os principais referentes que evidenciam as percepções dos estagiários, quanto aos processos formativos vivenciados no estágio curricular supervisionado, planejado e executado com o foco na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O estágio com esse enfoque é uma proposta desenvolvida pela equipe de professores do curso de licenciatura em matemática de uma Universidade Federal localizada no estado do Pará. Para obtenção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com doze estagiários de duas turmas do referido curso e que participaram/participam do projeto. Os dados foram discutidos e interpretados por meio da análise de conteúdo, tendo como principais autores: Tardif(2010), Nóvoa(1991, 2000), Gatti(2014), Pimenta e Lima(2011, 2019), Fiorentini et al(2002), Zimmer(2017), Brancatti(2018) e outros. O estudo permite inferir, principalmente, que: a interação do estagiário no espaço escolar, indispensável ao processo formativo, ultrapassou o limite da sala de aula, ocorrendo com o professor regente, com os alunos, e, também, com os gestores; há uma dificuldade, por parte do estagiário, em fazer a transformação de conteúdos matemáticos aprendidos(ensino) para conteúdos que irão ensinar(aprendizagem), dada a complexidade de alguns, o que requer maior integração e engajamento entre os professores, incluindo aqueles das disciplinas específicas; há um sentimento de protagonismo do estagiário; e percepção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas ações, o que contribui para a construção da identidade profissional desde a formação inicial.

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Biografia do Autor

Katia Regina Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Maria Margarete Delaia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Graduada em Pedagogia (Licenciatura), Habilitação Supervisão Escolar. Especialista em Metodologia de Ensino Superior, pela PUC-Minas e Planejamento Educacional, pela Universo - RJ. Mestre em Ciências da Educação, pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona - Cuba. Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel). Líder do grupo de pesquisa: Estágio Supervisionado: articulação entre ensino, pesquisa e extensão. É docente, com dedicação exclusiva, na UNIFESSPA - Campus de Marabá, no Curso de Matemática, licenciatura (FAMAT/ICE).

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

SILVA, K. R.; DELAIA, M. M. . ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 92-116, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6828. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6828. Acesso em: 23 dez. 2024.