WHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6829

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Espaço formativo docente, WhatsApp®

Resumo

No contexto das tecnologias digitais e da popularização dos aplicativos, o objetivo do artigo é investigar se um grupo no WhatsApp®, composto por professores de Língua Inglesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais, de Feira de Santana, se configura enquanto espaço de prolongamento da formação continuada ocorrida em 2018. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de cunho descritivo e analítico, inspirada na netnografia, com base na exportação e análises de registros de narrativas produzidas pelo grupo de professores. Com o estudo pudemos concluir que existe um crescente engajamento dos professores com o compartilhamento de conteúdos e que eles utilizam as informações contidas nesse grupo para sua formação profissional e, consequentemente, para mudanças nas suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Andreia Machado Castiglioni de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Mestre em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual de Feira
de Santana (UEFS); Professora da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana - Brasil;
Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais
(EDUTEC).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutor em Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Atua na Graduação e Pós- Graduação em Educação da UFBA; É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (EDUTEC) e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Verónica Sofia Ficoseco, Universidad Nacional de La Patagonia Austral - Argentina / Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Comunicação pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Professora na
Universidad Nacional de La Patagonia Austral, Argentina e professora visitante na
Universidade Federal da Bahia (UFBA); Atua na Pós-Graduação em Educação da UFBA; É
líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (EDUTEC) e participante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC).

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

ARAÚJO, A. M. C. de; COUTO, E. S.; FICOSECO, V. S. WHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 362-380, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.6829. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6829. Acesso em: 21 dez. 2024.