EDUCAÇÃO, ESCRITA E TECNOLOGIAS: (REVERBER)AÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6871

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Professores alfabetizadores, Escrita

Resumo

O artigo define por objetivo fomentar a discussão sobre as Tecnologias Digitais no processo de aquisição da língua escrita na escola. Apoiou-se nos pressupostos teóricos e epistemológicos de uma investigação qualitativa. Como suporte teórico dialogou com Bakhtin (2003); Pinto (2008); Soares (2003, 2016); Rojo (2013), entre outros. O texto focou na análise de um questionário elaborado e aplicado por meio da ferramenta Google Forms. Participaram da investigação voluntariamente 66 (sessenta e seis) professores alfabetizadores do ensino fundamental I. Os resultados obtidos apontaram que os professores apresentam dificuldades em conceituar o termo tecnologia digital e tendiam a considerá-lo como metodologia ou suporte tecnológico; as formações continuadas não atendem a todos os participantes; os professores externaram tentativas de inserirem as TD em seus planejamentos; e uma grande maioria, reconheceu que as TD contribuem significativamente para o processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas – Brasil

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas – Brasil; Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (Gellite).

 

Nádson Araújo dos Santos, Universidade Federal de Alagoas – Brasil

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Professor Bolsista do Instituto Federal de Alagoas – Brasil; Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL); Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (Gellite).

Viviane Caline de Souza Pinheiro, Universidade Federal de Alagoas – Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL); Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (Gellite).

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; SANTOS, N. A. . dos; PINHEIRO, V. C. de S. EDUCAÇÃO, ESCRITA E TECNOLOGIAS: (REVERBER)AÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 430-451, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6871. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6871. Acesso em: 19 abr. 2024.