REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO: UMA LEITURA DE NANCY FRASER COM O OLHAR DA INFÂNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6887

Resumo

Justiça social ou justiça distributiva é um tema central da filosofia moral, assim como é para a orientação de políticas públicas envolvidas na distribuição de recursos sociais. No campo da sociologia da infância, essa dimensão tem sido estudada principalmente quando se trata da posição da criança em relação ao bem-estar social, o tipo e o grau de sua participação nos benefícios oferecidos pelo Estado, bem como a natureza e o conteúdo das políticas da infância. No entanto, a infância está fora do debate geral sobre o significado da justiça que está ocorrendo atualmente. Como em outros aspectos, as pessoas dedicadas à produção de pensamento ou conhecimento são adultos que compartilham com seus pares um conceito de infância entendido como “não-ser” e de crianças como quem “já será, mas ainda não ". Mas não é necessário forçar o argumento daqueles que refletem sobre a justiça, entendendo-a como a maneira pela qual as diferentes pessoas que compõem a sociedade podem receber tratamento igual, para encontrar seu vínculo com a linguagem da sociologia da infância, quando exige o reconhecimento das habilidades das crianças ou do direito de serem portadoras de benefícios sociais para elas mesmas. Este artigo se baseará na análise das propostas de Nancy Fraser para mostrar sua aplicabilidade à posição das crianças em relação à justiça.

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Biografia do Autor

Lourdes Gaitán Muñoz, Associação Grupo de Sociologia da Criança e do Adolescente - Espanha

Doutora em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Associação “Grupo de Sociologia de Crianças e Adolescência”, GSIA.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

MUÑOZ, L. G. REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO: UMA LEITURA DE NANCY FRASER COM O OLHAR DA INFÂNCIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 90-113, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6887. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6887. Acesso em: 25 dez. 2024.