Práticas de leituras na educação infantil: ênfase no trabalho do educador
Palavras-chave:
Espaços Sociais, Infância, Leituras, Trabalho DocenteResumo
O presente artigo objetiva investigar práticas pedagógicas de educadores que atuam na educação infantil, em se tratando de seu trabalho com a leitura. Para tanto, esse estudo se apoia em pesquisas acadêmicas que contemplam discussões sobre leituras na infância e práticas pedagógicas e na pesquisa de campo desenvolvida em uma instituição pública municipal de educação infantil, localizada no estado de São Paulo. Foram realizadas, no contexto das investigações, entrevistas com seis educadoras que atuam com crianças de quatro e cinco anos de idade. A pesquisa realizada revela um conjunto substancioso de informações sobre como as educadoras caracterizam a leitura na infância, a forma como são trabalhadas as atividades de leitura e os gêneros textuais que são contemplados em seu trabalho pedagógico. Também foram enfatizadas discussões sobre a necessidade das leituras cotidianas, vivenciadas pelas crianças em diferentes contextos sociais, serem abordadas no trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Verificou-se que a escola pesquisada apresenta um papel significativo no que diz respeito ao incentivo a práticas de leituras pelas crianças, mas que se restringe à literatura infantil. Todavia, é fundamental a ampliação de tais práticas para outros gêneros textuais. Também as ações pedagógicas docentes devem estar embasadas no reconhecimento e na valorização das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças em diferentes espaços e que não se limitam ao universo escolar.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.