Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
Palavras-chave:
Brincar, Educação Infantil, Formação continuada de professoresResumo
Na educação infantil, a construção de saberes relacionados ao brincar também deve ocorrer de modo intencional e sistematizado, pedagógico. Com as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, a dimensão lúdica é considerada eixo condutor do trabalho educativo, marcadamente manifestada nos momentos da brincadeira. Este artigo tem como objetivo contemplar discussões e reflexões de profissionais da Educação Infantil, em contexto de formação continuada, tendo como foco o brincar em instituições educativas com crianças. Definiu-se, como sujeitos do estudo, tutoras(es), coordenadoras(es) e formadores(es) do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). As discussões/ reflexões acerca do brincar evidenciaram que a formação continuada se constitui em um momento importante e necessário para a formação do(a) profissional que atua na Educação Infantil, na medida em que enfatiza o valor e a necessidade do brincar pelas crianças na escola. Se a brincadeira é espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, a escola também é lugar de brincar.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.