CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6990

Palavras-chave:

Formação Docente , Geografia , Programa Residência Pedagógica

Resumo

O presente estudo se propôs a desenvolver e socializar reflexões acerca das potencialidades do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente, tomando como base a experiência do subprojeto de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, utilizou-se como caminho teórico-metodológico os aportes da história oral (BOM MEIHY, 1996), realizando entrevistas com residentes pedagógicos e professores/as preceptores/as, com foco em suas percepções, seus saberes e seus fazeres acerca da contribuição do Programa para a formação de professores/as de Geografia. Como resultado, observou-se que o PRP configura-se como uma oportunidade de complementar a experiência dos Estágios Obrigatórios, possibilitando uma série de vivências que provavelmente os/as licenciando/as só teriam exercendo a docência, além de contribuir com a formação continuada dos/as professores/as preceptores/as.

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Biografia do Autor

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Doutor em Educação Escolar pela UNESP (Araraquara-SP), Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Pesquisador e líder do grupo de pesquisa (CNPq) Narrativas, memórias, saberes e fazeres de professores de Geografia e de História da Educação Básica (UFES).

Lucas de Souza Leite, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Pesquisador do grupo de pesquisa (CNPq) Políticas, Gestão e Inclusão Escolar (UFES)

Marcone Henrique de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil; Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG); Pesquisador do laboratório de Geografia da Saúde (UFES).

Referências

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

BORGES, V. J.; LEITE, L. de S.; FREITAS, M. H. de. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 618-638, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6990. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6990. Acesso em: 27 dez. 2024.