Responsabilização e modernização: “signos tidos como milagre”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7012

Palavras-chave:

Modernização, Responsabilização, Teoria do Discurso

Resumo

Este artigo interroga a política de responsabilização no estado de Pernambuco, discutindo as diferentes demandas e enunciações que emergem da proposta de modernização da gestão pública. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva discursiva. A partir da análise de um corpus ampliado de documentos da política educacional, foram problematizados os deslocamentos de sentidos que são hegemonizados na produção da política curricular atrelada ao discurso de accountability. Ao investigar quais sentidos possibilitam a hegemonia e significação da política de responsabilização educacional, os dados da pesquisa revelam a associação dos significantes modernização e responsabilização, ambos enunciados como um novo valor naturalizado e qualitativo a ser perseguido na gestão pública. Portanto, a política de responsabilização atua como uma superfície de inscrição de significados, composta de narrativas que vão da modernização à narrativa de salvacionismo, garantia de qualidade, equidade e padrões de desempenho, tendo como corte antagônico a ideia de “crise” do sistema educacional.

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Biografia do Autor

Juliana Camila Barbosa Mendes, Universidade Federal de Pernambuco – Brasil

Doutora em Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: julianacamila83@gmail.com

Luciana Rosa Marques, Universidade Federal de Pernambuco – Brasil

Doutora em Sociologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Núcleo de Pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. E-mail: lmarques66@gmail.com

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

MENDES, J. C. B.; MARQUES, L. R. Responsabilização e modernização: “signos tidos como milagre”. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 296-315, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.7012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7012. Acesso em: 25 abr. 2024.