Paulo Freire: uma leitura de seu pensamento social e pedagógico crítico a partir do sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.7046

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia Libertadora, Pensamento Pós-Abissal

Resumo

O pensamento do educador Paulo Freire pode ser lido sob ângulos e perspectivas diferentes em cada momento histórico e realidade sociocultural. Contudo, é no campo da tradição crítica da teoria social e educacional e na periferia do sistema dominante que seu pensamento viceja vigorosamente. No intuito de buscar contribuir com o revigoramento desse campo teórico crítico na atualidade, é que esse artigo procura apresentar outras possibilidades de leitura acerca do pensamento de Paulo Freire a partir do Sul, em particular a partir da noção de Sul Anti-imperial, presente no Pensamento Pós-Abissal de Boaventura Santos. Como fio de análise, coloco a seguinte questão: ao se posicionar Paulo Freire sob essa perspectiva do Sul, é possível fazer emergir outras leituras de seu pensamento pedagógico libertador e contribuir para o revigoramento de sua teoria crítica na atualidade? Esse texto se inscreve no bojo de um projeto de pesquisa, que está em andamento, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento de Freire e o pensamento de Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e educação pública na atualidade da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Sergio Roberto Moraes Corrêa, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG); Universidade do Estado do Pará – Brasil; Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

CORRÊA, S. R. M. Paulo Freire: uma leitura de seu pensamento social e pedagógico crítico a partir do sul. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 121-143, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.7046. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7046. Acesso em: 23 dez. 2024.