Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.7114Palavras-chave:
Adolescência, Atividades extracurriculares, Bem-estar psicológicoResumo
Enquadramento: No estudo do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento, destaca-se a participação dos adolescentes em atividades organizadas. Objetivo: Aprofundar a relação do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento com a participação em atividades extracurriculares e de solidariedade. Metodologia: O estudo incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º ano de uma escola particular portuguesa e usou a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, o Developmental Assets Profile e três questões sobre a participação nas atividades. Resultados: Encontrou-se um número elevado de alunos que participam em atividades dos dois tipos. A participação diminui ao longo da adolescência. As correlações com o Bem-estar psicológico e os Recursos de desenvolvimento reforçam o potencial da participação nos dois tipos de atividade para o bem-estar e o desenvolvimento dos adolescentes. As diferentes correlações sugerem uma maior ligação da participação em atividades extracurriculares com a auto-estima, e entre a participação em atividades de solidariedade com a autorrealização, o crescimento pessoal e a resiliência. Conclusões: Valorização das oportunidades de participação em atividades dos dois tipos nos contextos educativos, com destaque para a escola. São apresentadas sugestões para estudos futuros.
Downloads
Metrics
Referências
Badura, P., Sigmund, E., Geckova, A. M., Sigmundova D., Sirucek, J., vanDijk, J. P., & Reijneveld, S. A. (2016). Is participation in organized leisure-time activities associated with school performance in adolescence? PLos One, 11(4), 1-13. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0153276.
Barber, B. L., Abbott, B. D., Neira, C. J. B., E., & Eccles, J. S. (2014). Meaningful activity participation and positive youth development. In M. J. Furlong, R. Gilman, E. S. Huebner (Eds). Handbook of Positive Psychology in Schools (2nd Edition) (pp. pp.227-244). New York: Routledge.
Benson, P. L, Scales, P. C., & Syvertsen, A. K. (2011). The contribution of the developmental assets framework to positive youth development theory and practice. Advances in Child Development and Behavior, 41, 197-230.
Benson, P. L., & Scales, P. C. (2014). Developmental Assets. In: R. J. R. Levesque (Ed.). Encyclopedia of Adolescence (pp. 667-683). New York: Springer.
Benson, P. L., Scales, P. C., Hamilton, S. F. & Sesma, A. (2006). Positive youth development so far: core hypotheses and their implications for practice. Search Institute Insights & Evidence, 3(1), 1-13.
Carvalho, N. A. (2015). Bem-estar psicológico e recursos contextuais e pessoais em adolescentes de uma escola particular portuguesa (Dissertação de mestrado orientada pelo Professor Doutor Feliciano Veiga). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.22472.67844.
Carvalho, N. A. (2019). Formação Humana no currículo: Um programa para fazer à medida. Sisyphus - Journal of education, 7(02), 65-91. DOI: https://doi.org/10.25749/ sis.17260.
Carvalho, N. A., & Veiga, F. H. (2017). Recursos individuais e contextuais de desenvolvimento pessoal: Adaptação portuguesa do Developmental Assets Profile. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr. (14), 122-127. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2537.
Carvalho, N.A., & Veiga, F. H. (no prelo). Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: Caracterização em alunos adolescentes. Psicologia em Pesquisa, 14 (3).
Coatsworth, J. D. & Sharp, E. H. (2013). Discovering positive lives and futures: Adolescent eudaimonic expression through activity involvement. In: A. S. Waterman (Ed.). The best within us: Positive psychology perspectives on eudaimonia (pp. 249-267). Washington, DC: American Psychological Association.
Eccles, J. S., Barber, B. L., Stone, M. R. & Hunt, J. (2003). Extracurricular activities and adolescent development. Journal of Social Issues, 59(4), 865-889.
Fernandes, H. (2007). O bem-estar psicológico em adolescentes: uma abordagem centrada no florescimento humano (Tese doutoramento em psicologia). Vila Real: UTAD.
Freire, T., Zenhas, F., Tavares, D. & Iglésias, C. (2013). Felicidade hedónica e eudaimónica: Um estudo com adolescentes portugueses. Análise Psicológica, 31(4), 329-342.
Gama, S. (2003). Diário de Sebastião da Gama: Pequena história da minha vida de professor. Sintra: Edições Arrábida.
King, P. E., & Boyatzis, C. J. (2015). Religious and spiritual development. In R. M. Lerner (Eds). Handbook of Child Psychology and Developmental Science, Vol. 4 (pp. 975-1021). New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Larson, R. (2000). Toward a Psychology of Positive Youth Development. American Psychologist, 55(1), 70-183. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.170.
Machado, W. L. & Bandeira, D. R (2012). Bem-estar psicológico: definição, avaliação e principais correlatos. Estudos de Psicologia, 29(4), 587-595. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400013.
Meier, A., Hartmann, S., & Larson R. (2018). A Quarter Century of Participation in School-Based Extracurricular Activities: Inequalities by Race, Class, Gender and Age? Journal of Youth and Adolescence, 47(6), 1299–1316. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-018-0838-1.
OECD (2018). The future of education and skills: Education 2030. Paris: The Author.
Ortiz, A., & Veiga, F. (2014). Construcción de una escala de actitudes frente al voluntariado: Un estudio com jóvenes universitários portugueses. In F. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação (pp. 112-128). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Ramiz, A. K., & Vakil, C. R. (2020). Socio-psychological issues of changing values in adolescents—Youth in education. Práxis Educacional, 16(37), 578–590. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6406
Randall, E. T., Travers, L. V., Shapiro, J. B. & Bohnert, A. (2016). Reasons for the ‘‘after-school pressure cooker’’ in Affluent Communities: It’s Not How Much Time, but Why. Journal of Child and Family Studies 25(5), 1559-1569. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-015-0330-4.
Ryff, C. D. (1989). Happiness is everything, or is it? Explorations on the meaning of psychological well being. Journal of Personality and Social Psychology, 57, 1069-1081.
Ryff, C. D. (2013). Eudaimonic well-being and health: Mapping consequences of self-realization. In: A. S. Waterman (Ed.). The best within us: Positive psychology perspectives on eudaimonia (pp. 77-98). Washington, DC: American Psychological Association.
Ryff, C. D. (2018a). Eudaimonic well-being: Highlights from 25 years of inquiry. In K. Shigemasu, S. Kuwano, T. Sato, & T. Matsuzawa (Eds.), Diversity in harmony - Insights from psychology: Proceedings of the 31st International Congress of Psychology (p. 375–395). John Wiley & Sons Ltd. https://doi.org/10.1002/9781119362081.ch20.
Ryff, C. D. (2018b). Well-being with soul: Science in pursuit of human potential. Perspectives on Psychological Science, 13(2), 242-248. DOI: https://doi.org/10.1177/1745691617699836.
Scales, P. C., Roehlkepartain, E. C. & Shramko, M. (2017). Aligning youth development theory, measurement, and practice across cultures and contexts: Lessons from use of the Developmental Assets Profile. Child Indicators Research, 10(4), 1145-1178. DOI: https://doi.org/10.1007/s12187-016-9395-x.
Vandell, D. L., Larson, R. W., Mahoney, J. L. & Watts, T. (2015). Children's Organized Activities. In R. M. Lerner (Eds). Handbook of Child Psychology and Developmental Science, Vol. 4 (pp. 305-344). New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118963418.childpsy408.
Veiga, F. (Org.) (2013). Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação - Envolvimento dos Alunos na Escola. Lisboa: Climepsi.
Veiga, F. H., García, F., Reeve, J., Wentzel, K., & García, Ó. (2015). When Adolescents with High Self-Concept Lose their Engagement in School. Revista de Psicodidáctica, 20(2), 305-320. DOI: https://doi.org/10.1387/RevPsicodidact.12671
Veiga, F. H., García, Ó., & García, F. (2019). Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceptualização, Avaliação e Promoção. In F. H. Veiga (Coord.), Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI (pp. 37-60). Lisboa: Climepsi.
Wagener L. M., Furrow J. L., King P. E., Leffert, N. & Benson, P. (2003). Religious Involvement and Developmental Resources in Youth. Review of Religious Research, 44 (3), 271-284. DOI: https://doi.org/10.2307/3512387
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.