Fenômeno bullying na escola

Autores

  • Daniana Moreira Barros Bittencourt

Palavras-chave:

Bullying, Relações interpessoais, Relações interpessoais na escola

Resumo

Este artigo traz o estudo da problemática bullying, ou seja, um conjunto de problemas que envolvem agressões físicas, verbais e psicológicas, intencionais e repetitivas, sem motivação aparente, realizadas por um ou mais agressores em outros indivíduos mais frágeis física e emocionalmente. O problema de pesquisa que gerou este trabalho foi: “Como o bullying pode afetar as relações interpessoais na escola?” O objetivo geral foi analisar a influência do bullying nas relações interpessoais. Foram objetivos específicos da pesquisa, analisar: as manifestações do bullying na escola esquisada; as opiniões dos alunos e professores sobre a ocorrência e a prática do bullying; o parecer dos alunos e professores acerca da interferência do bullying nas relações interpessoais dentro da escola; e as medidas adotadas pela escola tendo em vista a interferência do bullying nas relações interpessoais entre os alunos. Dessa maneira, foram analisadas as consequências que essas atitudes trazem para os alunos, tanto para as vítimas quanto para os agressores, através de um estudo de caso conforme propõe Yin (2003). A pesquisa foi realizada numa escola particular de Vitória da Conquista - BA que teve, em 2007, 95 alunos matriculados. Essa escolha se deu porque há quem diga que só existem problemas em escolas públicas. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram: observações diretas, entrevistas e questionários. Com os dados obtidos foi possível concluir que essa prática agressiva está presente na escola manifestando-se nas mais inusitadas situações, interferindo nas relações interpessoais e no aprendizado dos envolvidos.

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Publicado

2012-05-30

Como Citar

BARROS BITTENCOURT, D. M. Fenômeno bullying na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 13, p. 211-231, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/714. Acesso em: 20 abr. 2024.