A LÓGICA DE MERCADO E O MUNDO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7261

Resumo

A expansão do ensino superior, sobretudo nos anos 1990, possível a partir da diversificação dos formatos institucionais e modalidades acadêmicas, deriva do processo das políticas regulatórias pautadas no modelo de transnacionalização da Educação Superior. Assim, compreendendo o panorama local, com propriedades intensamente imbricadas com a ação da globalização e com as determinações procedentes de organismos internacionais multilaterais, objetivou-se neste estudo analisar a perspectiva formativa dos Cursos de Engenharias da UEAP (de Produção, de Pesca, Ambiental, Florestal e Química). Os aspectos teórico-metodológicos instituem-se na base do Materialismo Histórico-Dialético e Análise do Discurso de Bakhtin. A pesquisa foi documental com base nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), Relatórios da Comissão Própria de Avaliação e home page da instituição. Verificou-se que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são admitidos nos documentos como eixos orientadores dos PPCs, assim como o Plano Amapá Produtivo, integrando a estes, o valor da concepção dos cursos, reforçando a lógica mercantil como pano de fundo na elaboração dos documentos pedagógicos centrais dos cursos. Os resultados marcam densamente uma formação de engenheiros que visa atender as demandas do mercado, com viés formativo para o empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonia Costa Andrade, Universidade Federal do Amapá – Brasil

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amapá/BRASIL; Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais da UNIFAP.

Lindisay Giany Moreira, Universidade Federal do Amapá – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Universidade Federal do Amapá/BRASIL; Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais da UNIFAP;

Maria do Socorro Simith Neves, Universidade Federal do Amapá – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Universidade Federal do Amapá/BRASIL; Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais da UNIFAP.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

ANDRADE, A. C.; MOREIRA, L. G.; NEVES, M. do S. S. A LÓGICA DE MERCADO E O MUNDO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 208-235, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.7261. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7261. Acesso em: 23 nov. 2024.