OS SENTIDOS DO CURRÍCULO PARA A JUNVENTUDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7337

Palavras-chave:

EJA Ensino Médio, Juvenilização, Currículo

Resumo

O presente artigo é parte dos estudos de doutoramento sobre o sentido da escola de EJA para seus sujeitos e tem como objetivo apresentar as concepções de currículo expressa pelos jovens participantes dessa pesquisa. A produção de dados ocorreu a partir de um questionário, com questões fechadas e abertas aplicado aos estudantes da EJA das turmas de 1º, 2º e 3º anos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino Médio na cidade de Porto Alegre-RS, Brasil. Nesse artigo analisaram-se apenas as respostas dos 144 estudantes, jovens frequentadores da escola. Para a análise dos mesmos adotou-se como referencial teórico Oliveira (2009), Dayrell (2011), Arroyo (2017), Carrano (2007) entre outros que se referem às atribuições e sentidos para a EJA e sua juvenilização. Como resultado da pesquisa, os jovens sujeitos expressaram as seguintes concepções de currículo: a) um currículo voltado ao trabalho que contemple o ensino de conhecimentos almejados para a obtenção de melhores empregos ou melhoras em suas posições profissionais atuais; b) um currículo com viés propedêutico que possibilite a preparação para o ensino posterior, como propósito de retorno aos bancos escolares, seja ele técnico ou superior; c) um currículo voltado para a cidadania que garanta mais conhecimento sobre direitos e deveres do cidadão, para efetivarem suas escolhas em trajetórias futuras de modo mais ampliado.

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Biografia do Autor

Juliana Silva dos Santos , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil

Doutora em Educação (PUCRS). Mestra em Educação (UFRGS). Graduada em Letras - Português/Inglês (UnC /SC). Atua como professora na Rede Municipal de Porto Alegre/RS. Pesquisadora na área de Educação de Jovens e Adultos.

 

Marcos Villela Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil

Professor Doutor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Coordena o CEB - Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica Grande do Sul, graduado em Filosofia (UCPEL) e doutorado pela PUC/SP., atua nos cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DOS SANTOS , J. S.; PEREIRA, M. V. OS SENTIDOS DO CURRÍCULO PARA A JUNVENTUDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 78-95, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7337. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7337. Acesso em: 22 dez. 2024.