O CASO DOS JOVENS NEM NEM: NOVAS TRAJETÓRIAS, NOVOS DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7348

Palavras-chave:

Jovens Nem Nem, Políticas públicas, Transição escola-trabalho

Resumo

A participação dos jovens no mercado de trabalho constitui uma dimensão significativa do seu desenvolvimento pessoal e social, da construção da identidade e do desenvolvimento equilibrado e integrado das sociedades. Sendo o trabalho, ainda, o tempo social dominante, na contemporaneidade, ele é, também, a maneira mais óbvia de, permitindo o acesso a um rendimento, incrementar a autonomia e estruturar a vida quotidiana. Contudo, da evolução global dos mercados e dos sistemas económicos, derivaram consequências particularmente severas para os jovens que, experienciando percursos de carreira mais individualizados e menos previsíveis, enfrentam crescentes dificuldades na concretização dos seus projetos de vida. O progressivo aumento das taxas de desemprego, acompanhado de outras conjunturas desfavoráveis, conduziram à emergência do fenómeno NEET (not in employment, education or training), o qual assume, presentemente, grande centralidade no debate político europeu. Perante o desafio de absorver e integrar os jovens no trabalho, educação ou formação, urge conhecer, refletir e compreender as especificidades desta problemática, marcada pela heterogeneidade de contextos, características, necessidades, fatores de risco e efeitos, com vista ao delineamento de ações estratégicas concertadas que facilitem as transições entre o sistema educativo ou formativo e o mercado de trabalho. Neste artigo, caraterizamos, de forma circunstanciada o fenómeno NEET, recenseamos algumas respostas que têm vindo a ser pensadas e refletimos sobre a necessidade de despertar novos olhares e novas soluções.

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Biografia do Autor

Mafalda Frias, Universidade de Coimbra – Portugal

Doutoranda, FPCEUC; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal; Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos; Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX; Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia SFRH/BD/131426/2017.

Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra – Portugal

Doutor, FPCEUC; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Portugal; Ciências da Educação; Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

António Rochette Cordeiro, Universidade de Coimbra – Portugal

Doutor, FLUCC; Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Portugal; Geografia; Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

FRIAS, M.; ALCOFORADO, L.; CORDEIRO, A. R. O CASO DOS JOVENS NEM NEM: NOVAS TRAJETÓRIAS, NOVOS DESAFIOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 186-216, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7348. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7348. Acesso em: 20 dez. 2024.