As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo

Autores

  • Maria da Conceição Alves Ferreira

Palavras-chave:

Docência online, Tendências pedagógico/comunicacionais, Educação online

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

ALVES FERREIRA, M. da C. As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 14, p. 161-175, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735. Acesso em: 17 set. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)