QUESTÕES E RESPOSTAS SOBRE O SUCESSO EDUCACIONAL DE NOSSOS ADOLESCENTES E JOVENS. ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BARCELONA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7351Palavras-chave:
Sucesso escolar, Ensino Secundário Obrigatório, Recursos educacionais. comunitáriosResumo
O fracasso escolar, e mais acentuado nos estudantes adolescentes, leva ao desconforto pessoal e social, influenciando também o bem-estar presente e futuro da comunidade. Esta ontribuição se concentra no progresso em direção ao sucesso escolar de alguns alunos que atualmente cursam o ensino médio obrigatório (aproximadamente 12 a 16 anos), em uma cidade na região metropolitana de Barcelona. Primeiro, é feito um diagnóstico abrangente, no qual são coletadas informações pessoais e sociais diferentes, pensando nos diferentes cenários pelos quais ocorrem, como casa, escola e cidade.Os resultados reforçam e provocam a criação de uma comissão composta por diferentes agentes da cidade, caracterizada por um trabalho colaborativo e corresponsável, que propõe e começa a desenvolver diferentes ações projetadas por e para os adolescentes da cidade, para avançar em direção a esse sucesso individual e comunitário.
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