CURRÍCULO E ENSINO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE FLEXÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7352

Palavras-chave:

Currículo, Educação de adultos, Contexto, Prática de ensino

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos no Chile (EPJA) é uma modalidade do sistema educativo, que oferece oportunidade a quem não terminou seus estudos básicos ou médios, que representa cerca de um terço da população. Esta modalidade tem duas opções: regular e flexível. A primeira é organizada com horários definidos e participação presencial em cursos regulares em escolas e a segunda tem horários flexíveis e é promovida por outras instituições. A EPJA, historicamente, não tem uma presença relevante no sistema educativo e seus docentes enfrentam um contexto complexo e de pouca visibilidade. Pela natureza desta modalidade e sua especificidade, se optou neste estudo por uma metodologia qualitativa. Se escolheu um estudo de caso: uma instituição universitária da região de Valparaiso que mantém um programa no âmbito da modalidade flexível. Foi aplicado um questionário para os professores, destacando categorias, se incorporou também informação quantitativa que descreve os antecedentes do programa. O objetivo do estudo foi conhecer a opinião dos docentes a respeito da aplicação e contextualização do currículo de adultos nesta modalidade. A reflexão se realizou em torno do conceito de currículo e a proposta é repensar sua aplicação a luz dos resultados referidos e os questionamentos dos docentes a respeito da construção de um currículo, da prática docente e do contexto. Como conclusões, verificou-se que o currículo não determina a prática do docente, mas sim a condiciona. Surge a necessidade dos docentes participarem da sua construção e incorporar em sua práxis a necessidade da contextualização como variável fundamental para estabelecer uma prática educativa.

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Biografia do Autor

Violeta Acuña Collado, Universidad de Playa Ancha – Chile

Doutora em Pessoa, Apprendimento e Sviluppo, Università Cattólica del Sacro Cuore, Milano, Itália. Faculdade Acadêmica de Educação da Universidade de Playa Ancha, Chile. Coordenadora do Programa Disciplinar de Educação de Adultos. Diretora da Revista de Processos de Formação e Educação de Jovens e Adultos.

Vivian Astudilo Cárcamo, Universidad de Playa Ancha – Chile

Mestre em Educação de Jovens e Adultos e Processos de Formação Universidad de Playa Ancha, Professora da Escola Superior de Educação. Coordenadora do Programa de Estudos de Nivelamento, Modalidade Flexível, Universidad de Playa Ancha.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

COLLADO, V. A.; CÁRCAMO, V. A. . CURRÍCULO E ENSINO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE FLEXÍVEL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 282-297, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7352. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7352. Acesso em: 21 nov. 2024.