EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CURRICULAR DO SESI DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7353

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância, Avaliação do Programa Curricular

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é avaliar os resultados da turma de ensino médio da Educação de jovens e adultos a distância do Polo Salvador, problemática desta investigação, assim como busca responder em que medida a oferta da educação de jovens e adultos a distância contribui para elevar a escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana. Como objetivos específicos, buscou-se verificar se a Educação de jovens e adultos a distância tem possibilitado a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana, analisar os resultados e indicadores e verificar se o programa tem possibilitado o acesso dos egressos a outros níveis de formação. Para os caminhos metodológicos da investigação, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizaram-se, para a coleta de informações, questionários, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, observação participante. Para a análise das informações, adotou-se a análise compreensiva-interpretativa das narrativas para a composição da história da Educação de jovens e adultos no SESI Bahia e o objetivo de avaliar os resultados da Educação de jovens e adultos a distância. Os achados apontam resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos para essa pesquisa. Sobre o objetivo específico 1, as informações apontam que o programa de EJA a distância no Polo Salvador atende mais a sujeitos da comunidade que trabalhadores e dependentes da indústria, numa proporção de 55% de alunos da comunidade e 45% trabalhadores e dependentes da indústria. O objetivo específico 2, que diz respeito aos indicadores de resultados, apontam uma taxa de sucesso de 71% de aprovação contra 29% de evasão o que revela que o programa de EJA a distância possui impacto positivo. O objetivo específico 3 diz respeito às possibilidades que a EJA a distância brinda em relação a continuidade dos estudos, sob essa lógica 27% do alunado conseguiram acessar a outros níveis de formação em cursos de nível superior e técnico.

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Biografia do Autor

Gisele Marcia de Oliveira Freitas, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorado em Difusão do Conhecimento, UNEB (em curso); Serviço Social da Industrial - Brasil; Grupo de Pesquisa em Políticas educacionais, Gestão e Tecnologias.

Maria da Conceição Alves Ferreira, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorado em Educação, UFRN; Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Brasil; Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos; Grupo de Pesquisa em Políticas educacionais, gestão e Tecnologias.

Francisca de Paula Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorado em Educação, UFBA; Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Brasil; Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos; Doutorado em Difusão do Conhecimento – Grupo de Pesquisa Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorado em Educação, UFBA; Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Brasil; Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos; Doutorado em Difusão do Conhecimento – Grupo de Pesquisa Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

FREITAS, G. M. de O.; FERREIRA, M. da C. A.; DA SILVA, F. de P. S.; MATTA, A. E. R. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CURRICULAR DO SESI DA BAHIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 298-325, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7353. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7353. Acesso em: 23 nov. 2024.