Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas

Autores

  • Manuela Leal
  • Maria João de Carvalho

Palavras-chave:

Diretor, Líder, Liderança unipessoal

Resumo

O artigo resulta de uma atitude reflexiva e de uma revisão bibliográfica que permitiu problematizar o percurso normativo que foi realizado depois do 25 de Abril até o presente no que concerne ao estabelecimento da liderança unipessoal sem esquecer o contributo dado pelo conceito de eficácia neste desígnio. Incidiu-se, analiticamente, de modo particular na complexa liderança do diretor que está obrigado à difícil tarefa de responder favoravelmente a lógicas de difícil conciliação sem se deixar colonizar pela supremacia da lógica contábil. Não é alheia a importância que o diretor tem,  através do seu estilo de liderança, na construção do clima da escola, levando a concluir pela importância de uma liderança que garanta o prazer de estar, de pertencer e de fazer dos seus participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LEAL, M.; DE CARVALHO, M. J. Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 13-38, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/744. Acesso em: 17 set. 2021.