A docência na educação infantil: representações, identidades e práticas
Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação de Professores, Identidade Docente, Representações X PráticasResumo
O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado realizada na Universidade de Caxias do Sul/RS, em 2010, onde foi investigada a interposição materno-docente na Educação Infantil através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando, para coleta de dados, a observação e o grupo focal. Participaram dos encontros seis professoras de uma escola pública Caxiense, tendo entre 9 meses e 10 anos de atuação na função, todas com o curso Magistério/ Normal completo e estudando Pedagogia. Este texto aborda as decorrências, na prática pedagógica e na subjetividade docente, quando a professora interpõe seu papel ao papel materno, através de falas traduzidas na expressão: “sou meio mãe, meio professora”. Neste contexto, põe em questão as representações e a construção da identidade profissional docente, ao mesmo tempo em que aponta possibilidades de ação, tanto em formação inicial, quanto papéis, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.