A escrita da língua de sinais na escola inclusiva através do AEE
Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Escrita de Sinais, Educação Inclusiva, Educação BilíngueResumo
O presente trabalho apresenta uma narrativa de como a prática de ensino da Escrita de Língua de Sinais (ELS) acontece no Atendimento Educacional Especializado (AEE) numa escola comum da cidade de Sapucaia do Sul onde há alunos surdos incluídos. A escola possui uma proposta deeducação bilíngue para surdos. Fui convidada para ser professora de ELS no AEE na mesma escola. A direção da escola, entendendo a importância da ELS na vida social e escolar dos alunos que estão nos anos iniciais do EnsinoFundamental, adotou a ELS como forma de facilitar a aprendizagem dos alunos, utilizando a ELS no dia-a-dia dos alunos, incluindo as provas. O ensino da ELS acontece no contraturno da escola, e tal sistema tem sido aceito como forma de escrita dos alunos surdos. A ELS é considerada pela escola como o momento em que se escreve com liberdade, sem as limitações da escrita em língua portuguesa. Levando em consideração a diferença linguística e cultural dos surdos, a ELS vem sendo construída no sentido de uma escrita de uma língua espacial, pensada como caminho que leva à aprendizagem da segunda língua: a portuguesa. O AEE é uma proposta de educação complementar para os alunos surdos. Neste espaço se trabalha o ensino de Libras, em Libras e o ensino de língua portuguesa como segunda língua, no entanto a ELS não está prevista nas políticas educacionais e nem nas propostas de educação de surdos. Porém aqueles que acreditam neste sistema de escrita percebem que, dentro do ensino de Libras e em Libras, a ELS está diretamente envolvida no processo de aprendizagem dos surdos. Minha prática está refletida neste artigo, juntamente com algumas fundamentações que considero relevante como leituras de Stumpf (2009) e do sentimento de estar em comunidadeabordado por Bauman (2001).
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.