Ensino fundamental de nove anos: nuances e perspectivas

Autores

  • Gracilene Mendes de Souza Nogueira
  • Claudio Pinto Nunes

Palavras-chave:

Educação, Ensino fundamental, Políticas públicas, Nuances, Perspectivas

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a produção acadêmica sobre o ensino fundamental de nove anos no período de 2006 a 2012 com pretensão de situaresta temática no universo da ciência. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nos anais da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e nos Periódicos disponíveis no Portal da Capes, com a pretensão de fornecer subsídios para a construção do perfil das políticas educacionais que se efetivam nas escolas públicas, contribuindo para a discussão panorâmica da educação no país. A análise das informações localizadas obedeceu aos critérios de similaridade, complementaridade, oposição e diferenciação nos apontamentos das pesquisas evidenciadas em cada artigo selecionado. Oresultado é apresentado em discussão com outros autores, primando sempre pela tônica do ensino fundamental de nove anos como perspectiva de estudoatualizado.

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Publicado

2014-05-18

Como Citar

DE SOUZA NOGUEIRA, G. M.; NUNES, C. P. Ensino fundamental de nove anos: nuances e perspectivas. Práxis Educacional, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 163-195, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/784. Acesso em: 24 maio. 2022.