Ensino fundamental de nove anos: nuances e perspectivas

Autores

  • Gracilene Mendes de Souza Nogueira
  • Claudio Pinto Nunes

Palavras-chave:

Educação, Ensino fundamental, Políticas públicas, Nuances, Perspectivas

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a produção acadêmica sobre o ensino fundamental de nove anos no período de 2006 a 2012 com pretensão de situaresta temática no universo da ciência. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nos anais da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e nos Periódicos disponíveis no Portal da Capes, com a pretensão de fornecer subsídios para a construção do perfil das políticas educacionais que se efetivam nas escolas públicas, contribuindo para a discussão panorâmica da educação no país. A análise das informações localizadas obedeceu aos critérios de similaridade, complementaridade, oposição e diferenciação nos apontamentos das pesquisas evidenciadas em cada artigo selecionado. Oresultado é apresentado em discussão com outros autores, primando sempre pela tônica do ensino fundamental de nove anos como perspectiva de estudoatualizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-05-18

Como Citar

DE SOUZA NOGUEIRA, G. M.; NUNES, C. P. Ensino fundamental de nove anos: nuances e perspectivas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 163-195, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/784. Acesso em: 21 nov. 2024.