NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8017Palavras-chave:
Estudos biográficos, sujeito biográfico, teorização curricular pós-fundacionalResumo
Esse texto tem por objetivo contribuir para a reflexão teórica no campo do Currículo sobre a potencialidade heurística da articulação entre os estudos autobiográficos e o debate contemporâneo sobre a categoria sujeito no âmbito do quadro de inteligibilidade pós-fundacional. A análise proposta consiste em explorar pistas de investigação que permitem fazer trabalhar algumas aporias que atravessam as reflexões curriculares. Trata-se, mais especificamente, de focalizar aquelas que remetem ao desafio de operar, de forma não binária, com entendimentos de 'sujeito do conhecimento', 'sujeito de demandas' e 'sujeito do desejo' quando posicionados como docentes e /ou alunos/as em contextos discursivos específicos. A partir da análise da produção acadêmica acumulada nos últimos cinco anos no campo do Currículo - e socializada em periódicos qualificados da área educacional - envolvendo, de forma central, processos de subjetivação, este texto investe na defesa da potência analítica da categoria 'sujeito biográfico' para as teorizações curriculares. Como uma possibilidade de enfrentamento dos binarismos que perpassam a fixação de sentidos de docência, ensino e aprendizagem, a força política e epistemológica dessa categoria consiste no fato de seu uso permitir simultaneamente ampliar o entendimento do significante 'razão', operar com a diferença como campo de significação e reconhecer a importância do reconhecimento da historicidade condensada nos corpos dos indivíduos para produção de análises do social sem, no entanto, reafirmar um subjetivismo transcendental e/ou um objetivismo positivista.
Downloads
Metrics
Referências
BERTUCCI, Marie-Madeleine. La notion de sujet , Le français aujourd'hui, vol. 157, no. 2, 2007, pp. 11-18.
BIESTA, Guert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2013.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008
DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa: biográfica em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte: 2011, v. 27, n. 1.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro: 2012, v. 17, n. 51, p. 523-536.
DELORY-MOMBERGER, Christine A pesquisa biográfica: projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, M. H. M. B; PASSEGGI. M. (Org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica: Tomo I. Natal: EDUFRN: Porto Alegre: EDIPUCRS, Salvador, EDUNEB, 2012a. p. 71-93.
DELORY-MOMBERGER, Christine A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016 Tradução do Francês por Eliane das Neves Moura
FAVACHO, André Marcio Picanço, Currículo, subjetivação e experiência de si: contra os humanismos, os modismos e os relatos obtusos Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 488-508, set./dez. 2016
FOUCAULT, Michel. L’Herméneutique du sujet. Cours du Collège de France, 1981-1982, Paris, Galli- mard/Seuil, 2001, p. 240 (Cours du 17 février 1982). Revue européenne des sciences sociales, Tome XL, 2002, N° 124, pp. 7-26
GABRIEL, Carmen Teresa. Les enjeux politiques de la recherche biographique: un regard a partir de l’approche discursive post-fondationnelle. Revue Le Sujet dans la Cité, l’Harmattan, Actuels, n.6, juillet 2017 p. 74-86
CHEVALLEY Catherine La connaissance a-t-elle un sujet ? Un essai pour repenser l’individu Revue européenne des sciences sociales [En ligne], XL-124 | 2002, mis en ligne le 01 décembre 2009
HERNANDEZ, Dulce Maria Carrera. El sujeto en la trama: biografía y poder en- clave posfundacional. Revista Mexicana de Investigation Educativa, Mexico, vol.19, n.63, p.1195- 1220, out/dez, 2014
LACLAU, Ernesto. ; MOUFFE, Chantal. Hegemonía y estratégia socialista. Hacia una radicalización de la democracia. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2004
LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.