INVESTIGAÇÃO BIOGRÁFICA E ANÁLISE COM SOFTWARE: COOPERAÇÃO, EMPODERAMENTO, (DES)ENVOLVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8021

Palavras-chave:

Investigação biográfica, Cooperação, Desenvolvimento

Resumo

Neste artigo discutimos algumas questões em torno da investigação biográfica, baseando-nos na que temos desenvolvido, quer na formação de professores, quer com jovens estudantes ou com adultos em situação de vulnerabilidade. Argumentamos, num primeiro momento, sobre a centralidade, atualidade e importância de narrativas e histórias de vida no campo educacional. Assumem-se como fundamentais, numa investigação contemporânea, porque: epistemologicamente ancoradas, ao permitirem construir conhecimento centrado em experiência humana compartilhada; teoricamente sustentadas, ao contemplar o espaço/tempo do vivido e uma compreensão humanizada na produção de conhecimento; metodologicamente implicadas, ao serem coerentes e hábeis na promoção da mudança, com socialização do poder entre os diferentes participantes, aqui entendidos sujeito e investigador. Em seguida, discorremos sobre a relevância de uma investigação biograficamente orientada no desenvolvimento dos sujeitos, incluindo os investigadores. Para tanto, explicitaremos os entendimentos sobre a cooperação, as necessárias coerências entre o objeto de estudo, a metodologia e inerentes questões éticas. Defendemos, igualmente, uma utilização adequada de software de análise. Ilustra-se, então, um processo de análise de narrativas, deixando sobressair relações emergentes e cooperadas construções de sentidos, assim como destacamos avanços teórico-metodológicos coadjuvados pelo NVIVO. Compreendendo que percursos investigativos biograficamente orientados podem ser, em si mesmos, promotores de mudanças, sustentadas e sustentáveis, de quem participa na investigação e dos quotidianos que habitamos. Defende-se, enfim, que os processos de produção das narrativas e as opções de análise podem constituir-se em propostas e avanços teórico-metodológicos, se o rigor da interpretação e a profundidade da reflexão entre sujeitos forem acautelados e adequadamente socializados.

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Biografia do Autor

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora – Portugal

Doutora em Ciências da Educação. Docente do Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (UE). Investigadora do Centro de Investigação e Educação e Psicologia (CIEP|UE) – Portugal.

João Paulo Oliveira, Instituto Federal de Rio Grande do Norte – Brasil / Universidade de Évora – Portugal

Doutor em Ciências da Educação. Instituto Federal de Rio Grande do Norte (Brasil). Investigador do Centro de Investigação e Educação e Psicologia (CIEP|UE) – Portugal.

Isabel Cavas, Universidade de Évora – Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (UE). Colaboradora do Centro de Investigação e Educação e Psicologia (CIEP|UE) – Portugal. Bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

COSTA, C. L. da .; OLIVEIRA, J. P. .; CAVAS, I. . INVESTIGAÇÃO BIOGRÁFICA E ANÁLISE COM SOFTWARE: COOPERAÇÃO, EMPODERAMENTO, (DES)ENVOLVIMENTO . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 148-169, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8021. Acesso em: 22 dez. 2024.